Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5074
Autor(a): CONCEIÇÃO, Joyce Carvalho da
Orientador: VENTURIN, Jamur Andre
Título: Educação inclusiva:
Palavras-chave: Educação Inclusiva,;Libras,;Formação de Professores,;Inclusive Education,;Libras,;Teacher Training.
Data do documento: 13-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CONCEIÇÃO, Joyce Carvalho da. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS SURDOS. 2019. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo buscar compreender como os professores de matemática estão se movimentando dentro da sala de aula, ao estar recebendo alunos surdos, visando descrever de que modo a formação inicial que receberam na graduação, com ênfase na disciplina de Libras contribui para a comunicação matemática na língua de sinais do professor com o aluno surdo. O lócus da pesquisa se deu através da aplicação de um questionário com 6 perguntas abertas para três professores egressos do curso de matemática da UFT, câmpus de Araguaína. O método de análise empregado foi a Ideográfica e Nomotética, sustentado na fenomenologia. Para a primeira análise são constituídos as unidades de sentido e as unidades de significado. Para a segunda análise, constituímos as convergências, advindas das unidades de significado. Nessa direção, constituímos núcleos de ideias que trazem interpretações mais gerais do fenômeno investigado. Os resultados obtidos, evidenciam que a formação na disciplina de Libras proporciona ao professor uma aprendizagem básica em termos de apresentação pessoal, alfabeto na língua de sinais, expressão facial e de palavras de determinados objetos. Porém, na disciplina não é tratado o ensino de matemática na língua de sinais para que o professor de matemática possa ministrar aulas se valendo da língua de sinais para alunos surdos.
Abstract: The research aims to understand how teachers of mathematics are moving within the classroom, while receiving deaf students, and in what way the initial training they received in graduate, with emphasis on the discipline of LIBRAS, contributes to the mathematical communication in the sign language of the teacher with the deaf student. The locus of the research was given through the application of a questionnaire with 6 questions open to three teachers who graduated from the Mathematics course at UFT, Araguaína Campus. The method of analysis employed was Ideographic and Nomothetic, supported by phenomenology. For the first analysis are constituted the units of meaning. For the second analysis, we constitute the convergences, coming from the units of meaning. In this direction, we constitute nuclei of ideas that bring more general interpretations of the investigated phenomenon. The results show that the training in the discipline of Libras gives the teacher a basic learning in terms of personal pressentation, alphabet in sign language, facil expression and words of certain objects. However, the discipline does not address the teaching of mathematics in sign language so that the mathematics teacher can teach classes using sing language for deaf students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5074
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCE CARVALHO DA CONCEIÇÃO - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.