Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5011
Authors: Sousa, Orlandina Marta de
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Kênia Gonçalves
Title: A categoria lugar no ensino de geografia no ensino fundamental.
Keywords: Aprendizado;Geografia;Ensino Fundamental;Escola;Learning;Geography;Elementary School;School.
Issue Date: 10-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Orlandina Marta de. A categoria lugar no ensino de geografia no ensino fundamental. 2016. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Geografia tem a finalidade de analisar a importância do ensino de geografia no ensino fundamental nas escolas. A geografia no ensino fundamental como as outras ciências sofreu ao longo dos anos grandes mudanças, hoje não podemos falar de uma geografia apenas do estudo fisico da natureza, mas também da interação homem/meio, sociedade/natureza. Atualmente o ensino de geografia no ensino fundamental possui especificidades didáticas e pedagógicas as quais podem tanto dificultar como aproximar o processo de ensino-aprendizagem ao universo vivido e percebido pelos educandos, para conceber um espaço geográfico mais humanitário. Ainda sobre o ensino de geografia no ensino fundamental, é preciso também intepretar e problematizar os fenômenos espaço-temporal na perspectiva de propiciar ao educando conhecer e desenvolver o espirito investigativo e, estabelecer sua comunicação corporal, afetiva e social com os elementos do espaço geográfico, além disso, é claro que não deixamos de mencionar a leitura, a escrita e a discussão como focos principais, dos diversos temas que precisam ser garantidos como procedimentos fundamentais para a formação cidadã em relação à metamorfose do mundo contemporâneo. A compreensão acerca do desdobramento da Geografia na prática escolar no ensino fundamental requer um entendimento das diversas abordagens que a ciência apresenta ao longo do tempo para que a análise possibilite uma visão mais totalizadora e compreensiva aos educandos no início de seu aprendizado.
Abstract: This final paper of Geography course aims to analyze the importance of geography teaching in primary education in schools. The geography in elementary school as the other sciences suffered over the years great changes, today we can not speak of a geography just the physical study of nature, but also the interaction man / environment, society / nature. Currently geography teaching in primary education has didactic and pedagogical specificities which can either hinder how to approach the teaching-learning process to the universe lived and perceived by students to design a more humane geographical space. Still on the teaching of geography in elementary school, we must also to interpret and discuss the phenomena space- time with a view to provide to the student know and develop investigative spirit and establish your body, emotional and social communication with the elements of geographical space, in addition, of course not fail to mention the reading, writing and discussion as the main focuses of the various issues that need to be guaranteed as fundamental procedures for citizen training and the metamorphosis of the contemporary world. The understanding of the unfolding of Geography in school practice in elementary school requires an understanding of the various approaches that science has over time so that the analysis allows a more all-encompassing and comprehensive vision to students early in their learning.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5011
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORLANDINA MARTA DE SOUSA - TCC - GEOGRAFIA.pdf360.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.