Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5008
Autor(a): Santos, Kellya Aires
Orientador: Costa, Kênia Gonçalves
Título: Cartografia e as práticas pedagógicas no II ciclo do Ensino Fundamental nas escolas públicas no município de Wanderlândia - TO.
Palavras-chave: Cartografia;Escola;Ensino fundamental;Cartography;Construction urban space;Elementary School.
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Kellya Aires. Cartografia e as práticas pedagógicas no II ciclo do Ensino Fundamental nas escolas públicas no município de Wanderlândia - TO. 2016. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta como foco central à investigação do trabalho dos docentes no segundo ciclo do ensino fundamental das escolas públicas, no município de Wanderlândia – TO. Teve como objetivo analisar a cartografia e as práticas pedagógicas nas aulas de Geografia no II ciclo do fundamental nas escolas públicas no município de Wanderlândia – Tocantins. A metodologia adotada englobou levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e estudo de caso, tendo como bases em entrevistas com docentes que lecionam o componente curricular de geografia de 6° ao 9° ano e coleta de dados nos livros didáticos utilizados nos Colégio Nossa Senhora da Conceição e Colégio Estadual José Luiz Siqueira. O resultado desta pesquisa indica que a cartografia tem grande valor, porém ainda é transmitida de forma bem tradicional nas escolas, na qual os estudantes ainda sentem dificuldades de aprender a cartografia. Com a presença de um material mais dinâmico os discentes aprendem com menos dificuldades, pois se for algo mais voltada para sua realidade e linguagem e quando bem aplicada, contribui efetivamente para elevação do potencial criativo dos estudantes, que representam a maior aprendizagem, encaminhando para algumas considerações, o estudo supõe que as escolas utilizam as estratégias e dinâmicas para desenvolver e potencializar a ação de seus estudantes com intuito de melhorar seus conhecimentos aprendizagens e participação em sala de aula. A partir do resultado da pesquisa, analisamos como se encontra o trabalho dos professores, além de avaliar a noção cartográfica dos aprendizes.
Abstract: This paper presents the central focus of the research work of teachers in the second cycle of basic education in public schools in the municipality of Wanderlândia - TO. We aimed to analyze the Cartography and Pedagogical Practices in Geography classes at II fundamental cycle in public schools in the municipality of Wanderlândia - Tocantins. The methodology encompassed literature, field research and case study, using data collection having with bases on interviews with teachers who teach the curriculum component of 6 geography to the 9th year and data collection in textbooks the school Our Lady of Conception and State school José Luiz Siqueira. The result of this Research indicates that mapping has great value, but also and transmitted in very traditional way in schools, in which students still find it difficult to learn the mapping. With the presence of a more dynamic stuff the students learn with less difficulty, as if something more focused on their reality and language and when properly applied, contributes effectively to increase the creative potential of students, who represent the largest learning, referring to some considerations, the study assumes that schools use the strategies and dynamics to develop and enhance the action of his students aiming to improve their knowledge learning and participation in class. From the search result, we analyze how is the work of teachers, and to evaluate the cartographic concept of learners.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5008
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLYA AIRES SANTOS - TCC - GEOGRAFIA.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.