Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4982
Authors: Almeida, Antônia Alves de
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Fátima Maria de
Title: Um estudo comparativo inicial do perfil sócioeconômico dos/as estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) dos colégios estaduais João Alves Batista e Adolfo Bezerra de Menezes - Araguaína - TO (2016).
Keywords: EJA;Perfil do aluno;Educação;Adult educationn.;Student profile;Education.
Issue Date: 9-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ALMEIDA, Antônia Alves de. Um estudo comparativo inicial do perfil sócioeconômico dos/as estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) dos colégios estaduais João Alves Batista e Adolfo Bezerra de Menezes - Araguaína - TO (2016). 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico traz um estudo sobre o perfil socioeconômico dos alunos (as) das unidades escolares: Escola Estadual João Alves Batista e Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes ambas localizadas no município de Araguaína-TO, levando em consideração a realidade na qual os mesmos estão envolvidos no tocante a educação, visto que, eles terão que enfrentar desafios e problemas diante do mundo globalizado e, do mercado competitivo da atualidade. Assim sendo, percebe-se que o educando em qualquer modalidade de ensino, nem sempre vai à escola somente para cumprir uma obrigação ou a procura de um diploma. A inquietação de alunos e professores que trabalham na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporcionou subsídios para uma reflexão maior sobre a problemática aqui apresentada e, ainda foi preciso uma pesquisa bibliográfica em alguns autores que pudessem contribuir de maneira significativa na compreensão do assunto em pauta. Sendo uma pesquisa de campo, usou-se o método qualitativo, desta forma, para coleta de dados foi usado um questionário sendo composto de perguntas fechadas e abertas, para os alunos a partir de 18 anos de idades demonstrando o perfil socioeconômico dos mesmos. Ainda neste, foi possível perceber que os professores da EJA se deparam diariamente com jovens que possuem um histórico de repetência, de abandono da escola, desmotivados com a instituição e com eles próprios. Fatores que podem constituir num entrave para um possível sucesso escolar e, consequentemente profissional.
Abstract: This monograph presents a study on the socioeconomic profile of students (as) of school units: Escola Estadual João Alves Batista and Escola Estadual Adolfo Bezerra de Menezes both located in the municipality of Araguaína-TO, taking into account the reality in which they are involved in regard to education, since they will have to face challenges and problems facing the globalized world of today's competitive market. Thus, it is clear that the student in any type of education does not always go to school only to fulfill an obligation or demand a diploma. Caring students and teachers who work in the form of youth and Adult Education (EJA) provided subsidies for further consideration of the issues presented here, and it still took a literature search in some authors who could make a significant contribution in understanding subject matter. Being a field research, we used the qualitative method in this way, data collection was used a questionnaire is composed of closed and open questions, for students from 18 years of age demonstrating the socioeconomic profile of them. Also in this, it was revealed that adult education teachers are faced daily with young people who have a repetition of history, school dropout, unmotivated with the institution and with themselves. Factors that may constitute an obstacle to a possible school and consequently professional success.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4982
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIA ALVES DE ALMEIDA - TCC - GEOGRAFIA.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.