Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4973
Authors: Silva, Regiana Garcia Martins da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Elias da
Title: O ensino de geografia no nível fundamental:
Keywords: Estágio Supervisionado;Geografia;Professores;Supervised Internship;Geography;Teachers.
Issue Date: 9-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Regiana Garcia Martins da. O ensino de geografia no nível fundamental: a experiência vivenciada no Colégio Estadual Guilherme Dourado na cidade de Araguaína - to. 2016. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de pesquisa tem como proposta de apresentar uma experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado no Colégio Estadual Guilherme Dourado, localizada no Setor Central, na Cidade de Araguaína Estado do Tocantins. O objetivo do estágio supervisionado é de grande relevância e incentivo para educação básica e para uma boa reflexão, além de valorizar o magistério, estimulando os estudantes que optam pela carreira docente. Nessas contribuições foi possível perceber que o estágio como em outras universidades de licenciaturas, onde se constitui em um espaço de reflexões. A metodologia utilizada foi feita através de observações nas aulas e no espaço escolar, revisões bibliográficas, fotos onde foram feitas registros das atividades desenvolvidas pelos professores de Geografia da escola. Ultimamente o colégio acolhe duas modalidades de ensino desde o 6° ao 9o do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Os resultados obtidos durante a realização do Estágio supervisionado, onde oportunizam uma importante experiência no ambiente escolar, onde alia o diálogo e a construção do conhecimento acerca do processo educativo na formação de professores de Geografia.
Abstract: This research paper aims to present an experience during the Supervised Internship in State Colegio Estadual Guilherme Dourado, located in the Central Sector in the city of Araguaína Tocantins State. The goal of supervised training is of great importance and encouragement for basic education and a good reflection, and enhances the teaching, encouraging students who choose teaching career. These contributions was revealed that the stage as in other undergraduate universities, where constitutes a reflection space. The methodologies used were made through observations in the classroom and at school, literature reviews, photos which were made records of the activities developed by the School of Geography teachers. Lately the college hosts two types of education from the 6th to the 9th elementary school to high school. The results obtained during the course of supervised training, which nurture an important experience in the school environment, which combines dialogue and the construction of knowledge about the educational process in the formation of geography teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4973
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGIANA GARCIA MARTINS DA SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.