Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4900
Autor(a): CORREIA, Laura Livia Moura
Orientador: QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte
Título: Estágio e residência pedagógica:
Palavras-chave: Experiências,;Estágio,;Residência Pedagógica,;Formação Docente,;Experiences,;Internship,;Pedagogical Residence,;Teacher Training.
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CORREIA, Laura Livia Moura. Estágio e residência pedagógica:: vivencias da regência na formação inicial em geografia.. 2021. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
Resumo: A escrita deste Trabalho de Conclusão de Curso é parte das experiências adquiridas durante a Regência no Estágio e Programa Residência Pedagógica realizados na Universidade Federal do Tocantins. O objetivo desse trabalho é apresentar as experiências vivenciadas durante a Regência no Estágio Obrigatório e no Programa Residência Pedagógica (2018-2020), enfatizando a importância da prática na formação inicial em Geografia na cidade de Araguaína-TO. O intuito é descrever os objetivos do Estágio Obrigatório e do Programa Residência Pedagógica, evidenciando a articulação da teoria à prática durante a realização da regência no ensino fundamental e médio, e dessa forma enfatizar as contribuições dessa imersão no cotidiano escolar durante o processo de formação para a docência A metodologia utilizada neste trabalho foi abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental. A categoria geográfica lugar contribuiu na análise e percepção da realidade do espaço escolar e suas especificidades. A reflexão sobre a relevância da Regência no Estágio e Residência Pedagógica foi possível após a releitura de um período de suma importância para a formação docente, uma fase de aprendizados e de dificuldades, que juntos potencializaram o processo de construção de conhecimentos.
Abstract: The writing of this Course Conclusion Paper is part of the experiences acquired during the Regency in the Internship and Pedagogical Residency Program carried out at the Federal University of Tocantins and which were of paramount importance for teacher training. The objective of this work is to present the experiences lived during the Regency in the Mandatory Internship and in the Pedagogical Residency Program (2018-2020), emphasizing the importance of the practice in the initial formation in Geography in the city of Araguaína-TO. The intention is to describe the objectives of the Mandatory Internship and the Pedagogical Residency Program, highlighting from the articulation of theory to practice during the conducting of elementary and high school education, and thus emphasizing contributions of this daily school immersion during the teaching training process. The methodology used in this work was a qualitative approach, using bibliographic research and document analysis as methodological procedures. The geographic category place contributed to the analysis and perception of the reality of the school space and its specificities. The reflection on the relevance of the Regency in the Internship and Pedagogical Residence was possible after the rereading of a period of paramount importance for teacher training, a phase of learning and difficulties, which together potentiated the process of building knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4900
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