Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4862
Authors: ALMEIDA, MÁRCIA TAYNARA MACHADO DE
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Mayrhon José Abrantes
Title: O lugar (ou não lugar) da Educação Física no atendimento/assistência ao autismo no Município de Porto Franco - MA
Keywords: Transtorno do Espectro Autista;Educação Física;Assistência;Autism Spectrum Disorder.;PE;Assistance
Issue Date: 22-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Márcia Taynara Machado de Almeida. O lugar (ou não lugar) da Educação Física no atendimento/assistência ao autismo no Município de Porto Franco - MA. 26 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo mapear e analisar o lugar (ou não) da Educação Física na assistência ao autismo em Porto Franco, Maranhão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de nível exploratório, com abordagem qualitativa. A imersão em campo foi dividida em duas etapas, sendo a primeira destinada para o mapeando de ações em sete instituições públicas ou filantrópicas da cidade e, a segunda, de análise da perspectiva de oito docentes da rede municipal. A técnica de análise de conteúdo de Bardin foi utilizada durante a sistematização e interpretação dos registros, colaborando na compreensão das narrativas. Os resultados demonstram que a maioria dos professores não possuem formação específica para atuarem com esses sujeitos. Com o estudo, foi possível ainda identificar que o município não apresenta uma agenda de atendimento ao autista, desenvolvendo apenas ações pulverizadas que não atendem às especificidades dos sujeitos em questão.
Abstract: The present study aims to map and analyze the place (or not) of Physical Education in the care of autistic children in Porto Franco, Maranhão. Therefore, a field research was carried out, at an exploratory level, with a qualitative approach. The immersion in the field was divided into two stages, the first aimed at mapping actions in seven public and philanthropic institutions in the city and, the second, analyzing the perspective of eight teachers from the municipal network. Bardin's content analysis technique was used during the systematization and interpretation of records, helping to understand the narratives. The results show that most teachers do not have specific training to work with these subjects. With the study, it was possible to identify that the municipality does not have an autistic care agenda, developing only pulverized actions that do not meet the specificities of the subjects in question.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4862
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Márcia Revisado 2 (1) (1).pdf347.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.