Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4856
Autor(a): Souza, Jayana Milhomem de
Orientador: Nascimento, Ladislau Ribeiro do
Título: Encontros e desencontros entre Psicologia Escolar e Educacional e Educação do Campo
Palavras-chave: Psicologia;Psicologia escolar e educacional;Ruralidades;Educação do campo
Data do documento: 23-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUZA, Jayana Milhomem de. Encontros e desencontros entre Psicologia Escolar e Educacional e Educação do Campo. 2021. 79 f. Artigo de Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: A Psicologia tem reservado ao campo um lugar secundário, no que se refere às práticas profissionais e à pesquisa, voltando seu olhar exclusivamente ao contexto urbano. Ponderamos sobre o quanto a população rural do Brasil é ampla e diversificada. Nesta perspectiva, podemos pensar a inserção da Psicologia em contextos rurais a partir da Educação do Campo, modalidade educacional que vem se constituindo em meio a um processo histórico de inúmeros movimentos e organizações sociais, caracterizada pelo princípio de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação de qualidade, pensada e dedicada especificamente para sua realidade. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar como a Psicologia Escolar e Educacional (PEE) tem contribuído ou pode contribuir com a Educação do Campo. Projetamos possíveis espaços e demandas para a Psicologia no contexto educacional e escolar campesino, tendo como apoio um referencial crítico em PEE. Nesse percurso, refletimos sobre as particularidades das ruralidades e da Educação do Campo no Brasil. Para tanto, realizamos uma Revisão Bibliográfica a partir de consultas em diferentes bases de dados: SciELO; BVS-Psi; PePSIC; e Google Acadêmico. E em seguida empreendemos uma análise das publicações da Revista Psicologia Escolar e Educacional, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), entre os anos 2000 e 2020. Os resultados apontam para um distanciamento da psicologia em relação às ruralidades, povos e Educação do Campo. Dessa maneira, apostamos na necessidade de inserir conteúdos relacionados a essas temáticas no processo de formação da/o profissional de Psicologia.
Abstract: Psychology has reserved a secondary place for the countryside, with regard to professional practices and research, focusing exclusively on the urban context. We ponder how broad and diverse Brazil's rural population is. In this perspective, we can think about the insertion of Psychology in rural contexts from Rural Education, an educational modality that has been constituted in the midst of a historical process of innumerable social movements and organizations, characterized by the principle that people who live in the field are entitled to a quality education, designed and dedicated specifically to their reality. This research aims to analyze how School and Educational Psychology (PEE) has contributed or can contribute to Rural Education. We project possible spaces and demands for Psychology in the rural educational and school context, supported by a critical reference in PEE. In this way, we reflect on the particularities of ruralities and Rural Education in Brazil. Therefore, we carried out a Bibliographic Review based on consultations in different databases: SciELO; VHL-Psi; PePSIC; and Google Scholar. And then we undertook an analysis of the publications of the Revista Psicologia Escolar e Educacional, of the Brazilian Association of School and Educational Psychology (ABRAPEE), between the years 2000 and 2020. The results point to a distancing of psychology in relation to ruralities, peoples and Education from Camp. In this way, we bet on the need to insert content related to these themes in the training process of the Psychology professional.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4856
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