Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4839
Authors: Cunha, Daize Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Wilson Rogério dos
Title: Ensino coletivo de violão: levantamento das publicações dos anais do ENECIM de 2004 a 2016
Keywords: Ensino coletivo de violão;ENECIM;Educação musical;Pesquisa documental
Issue Date: 6-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Cunha, Daize Pereira da. Ensino coletivo de violão: levantamento das publicações dos anais do ENECIM de 2004 a 2016. 62 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como tema o ensino coletivo de violão. O objetivo foi fazer um levantamento sobre as comunicações que abordam o assunto e foram publicadas dentro dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ENECIM). Foram analisados na íntegra todos os trabalhos que constam nos anais dos sete primeiros Encontros, sendo selecionados, catalogados e resumidos 26 textos compreendidos entre os anos de 2004 e 2016. O material (anais) está disponível para consulta na página eletrônica referente ao ENECIM no site da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG)1 . Observa-se, contudo, que até a finalização desta monografia, os anais do ano de 2008 ainda não se encontravam disponíveis para consulta. A pesquisa é quali-quantitativa de natureza exploratória de viés básico, pois tem a intenção de aumentar a soma dos saberes disponíveis. Em razão dos problemas ocasionados pela pandemia de covid-19, o trabalho passou por uma reestruturação, pois, inicialmente, previa-se o acompanhamento de aulas realizadas em uma escola de música; no entanto, a necessidade de mudança permitiu um outro olhar para o assunto, fazendo com que a pesquisa fosse conduzida a uma solução adequada, sem sofrer interferência na qualidade final do trabalho. A análise dos textos mostrou que o assunto ensino coletivo de violão transita por vários temas transversais, como ensino de música nas escolas de Educação Básica, no ensino de música a distância, do ensino de música na universidade e no ensino de música empregado como alternativa para a transformação social. Dessa forma, este estudo pretende colaborar com a elaboração de futuras propostas pedagógico-musicais que utilizem o ensino coletivo para o violão. O trabalho está dividido em três partes: sendo que a primeira apresenta um levantamento bibliográfico, discutindo parte do que foi escrito sobre o assunto. Na segunda parte, tratou-se da metodologia e do processo de coleta dos dados, e na terceira parte, foi realizada a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
Abstract: The present work had as its theme the collective teaching of guitar. The objective was to survey the communications that address the subject and were published within the annals of the National Meetings of Collective Teaching of Musical Instruments (ENECIM). All works included in the annals of the first seven Meetings were analyzed in full, and 26 texts were selected, cataloged and summarized between the years 2004 and 2016. The material (annals) is available for consultation on the electronic page referring to ENECIM on the website from the School of Music and Performing Arts (EMAC), from the Federal University of Goiás (UFG). It is observed, however, that until the completion of this monograph, the annals of the year 2008 were not yet available for consultation. The research is qualitative-quantitative, exploratory in nature with a basic bias, as it intends to increase the sum of available knowledge. Due to the problems caused by the covid-19 pandemic, the work underwent a restructuring, as, initially, it was planned to follow classes held at a music school; however, the need for change allowed a different look at the subject, leading to the research being conducted towards an adequate solution, without suffering interference in the final quality of the work. The analysis of the texts showed that the subject of collective guitar teaching transits through several transversal themes, such as music teaching in Basic Education schools, in distance music teaching, in university music teaching and in music teaching used as an alternative to the social transformation. In this way, this study intends to collaborate with the elaboration of future pedagogical-musical proposals that use collective teaching for the guitar. The work is divided into three parts: the first presents a bibliographic survey, discussing part of what has been written on the subject. In the second part, it was about the methodology and the process of data collection, and in the third part, the data analysis and the presentation of the conclusions were carried out.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4839
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monogragia Educampo - Daize Pereira da Cunha.pdf475.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.