Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4789
Authors: NASCIMENTO, Maiza Rodrigues de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: MELO, Elisângela Aparecida Pereira de
Title: Análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sobre o conteúdo de geometria
Keywords: Ensino de Geometria;Livro didático;Fatos Históricos;Documentos orientadores do ensino;Geometry teaching;Textbook;Historical facts;Guiding documents of teaching
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: NACIMENTO, Maiza Rodrigues de Sousa. Análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sobre o conteúdo de geometria. 2021. 78 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta-se, neste trabalho um estudo focado na abordagem e no desenvolvimento do conteúdo de Geometria existente nos livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental (EF), publicados nos anos de 2015 e 2018. Para tanto, realizamos um estudo de abordagem qualitativa do tipo de pesquisa bibliográfica e de caráter descritivo, pautando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN) de Matemática. Das leituras reflexivas sobre esses documentos temos que, a Geometria possui um importante papel na vida do educando, sendo as suas mais variadas formas e conceitos perceptíveis em todas as etapas educacionais. Nessa perspectiva educativa buscou-se neste trabalho analisar a presença desse conteúdo nos livros didáticos, verificando se as unidades ou os capítulos destinados a Geometria, apresentam uma relação direta ou indireta com o documento da BNCC, sendo que as questões problematizadoras da investigação foram: 1a) Nos LD é possível encontrar fatos históricos na explanação teórica do conteúdo? 2a) As figuras apresentadas nos LD são coerentes ao tratamento discursivo? 3a) Os LD apresentam indicações do uso da tecnologia para o ensino de Geometria? Como resultado, temos que os livros analisados nos indicam que o conteúdo de Geometria está descrito sob a forma proposta pela BNCC, evidenciando o seu potencial didático, pedagógico e metodológico no decurso do ensino das unidades temáticas, das habilidades e dos objetos de conhecimentos, além das indicações pedagógicas para redimensionar o planejamento do professor, em particular do professor que ensina matemática, nas escolas públicas de Educação Básica.
Abstract: This study presents a study focused on the approach and development of the existing Geometry content in the Mathematics textbooks of the Final Years of Elementary Education (EF), published in the years 2015 and 2018. To this end, we conducted an approach study qualitative of the type of bibliographic research and of a descriptive character, based on the National Common Curricular Base (BNCC), the National Textbook Program (PNLD) and the National Curricular Parameters of Mathematics (PCN) of Mathematics. From the reflective readings on these documents we have that, Geometry has an important role in the student's life, with its most varied forms and concepts perceptible in all educational stages. In this educational perspective, this work sought to analyze the presence of this content in textbooks, verifying whether the units or chapters destined to Geometry, present a direct or indirect relationship with the BNCC document, and the problematic questions of the investigation were: 1st) In LD it is possible to find historical facts in the theoretical explanation of the content? 2a) Are the figures presented in the LD consistent with the discursive treatment? 3rd) Do the LDs present indications of the use of technology for the teaching of Geometry? As a result, the analyzed books indicate that the content of Geometry is described in the form proposed by the BNCC, highlighting its didactic, pedagogical and methodological potential in the course of teaching the thematic units, skills and objects of knowledge, in addition to pedagogical indications to resize the planning of the teacher, in particular the teacher who teaches mathematics, in public schools of Basic Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4789
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIZA RODRIGUES DE SOUSA NASCIMENTO TCC - MATEMÁTICA.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.