Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4755
Autor(a): SOUSA, Jaziel Ferreira de
Orientador: MELO, Elisângela Aparecida de
Título: As unidades de grandezas e medidas presentes na comercialização dos produtos da feira livre do Mercado Municipal de Aguaína -To
Palavras-chave: Feiras Livres;Unidades de Grandezas e Medidas não Formais;Etnomatemática;Feira do Mercado Municipal de Araguaína - TO;Free fairs;Non-Formal Units of Quantities and Measures;Ethnomathematics;Municipal Market Fair Araguaína - TO
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Jaziel Ferreira de. As unidades de grandezas e medidas presentes na comercialização dos produtos da feira livre do Mercado Municipal de Aguaína -To. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: Este trabalho visa proporcionar reflexões e debates sobre a Etnomatemática presente nas feiras livres, no que tange esses conhecimentos adquiridos e utilizados pelos feirantes em suas práticas de comercialização dos seus produtos. Nessa perspectiva se questionou: Em que termos etnomatemáticos as unidades de grandezas e medidas assumidas pelos feirantes da feira livre do mercado municipal de Araguaína - TO potencializam o conhecimento da Matemática escolar? Na qual o estudo propõe com o objetivo de investigar os sistemas de unidades de grandezas e medidas assumidas pelos feirantes, partido da descrição das práticas desenvolvida pelos feirantes, identificando ao longo da pesquisa as unidades de grandezas e medidas oficiais e não oficiais utilizadas, com intuito de estabelecer uma relação com a Matemática ensinada na escola de Educação Básica. Através do diálogo teórico e prático a que se propõe, pautou-se dentre outros marcos, no da Etnomatemática, enquanto, como um campo de pesquisa. Assumiu-se a abordagem qualitativa por não mensurar os conhecimentos da Matemática formal e sim os saberes matemáticos empreendidos pelos feirantes durante a venda de seus produtos com os fregueses. Para tanto, o estudo realizado junto aos feirantes se deu por meio da pesquisa etnográfica para obtenção de suas narrativas sobre as suas vivências comunitárias e experiências profissionais, bem como seus conhecimentos matemáticos potencializados durante a realização da feira. A presente pesquisa aponta que os feirantes utilizam em suas práticas comerciais vários tipos de medidas como o copo, a colher, o litro, o prato, no quilograma, medidas próprias do etno dos feirantes.
Abstract: This work aims to provide reflections and debates on the Ethnomathematics present in the open fairs, regarding this knowledge acquired and used by the fairs in their practices of commercialization of their products. In this perspective, the question was asked: In what ethnomathematical terms do the units of magnitudes and measures assumed by the market stallholders of the Araguaína - TO municipal market enhance the knowledge of school mathematics? In which the study proposes with the objective of investigating the systems of units of magnitudes and measures assumed by the marketers, starting from the description of the practices developed by the marketers, identifying throughout the research the units of magnitudes and official and unofficial measures used, in order to to establish a relationship with Mathematics taught in the Basic Education school. From the perspective of the theoretical and practical dialogue that is proposed, it was based, among other milestones, on Ethnomathematics, as a field of research. A qualitative approach was adopted because it did not measure formal mathematics knowledge, but rather the mathematical knowledge undertaken by the vendors during the sale of their products to customers. To this end, the study carried out with the fairgrounds was carried out through ethnographic research to obtain narratives about their community and professional experiences, as well as their mathematical knowledge enhanced during the fair. The present research points out that the marketers use in their commercial practices several types of measures such as the glass, the spoon, the liter, the plate, in the kilogram, measures typical of the marketers' ethnicity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4755
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