Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4750
Authors: SANTOS, Wádila Michele Gomes dos
metadata.dc.contributor.advisor: NOGUEIRA, Josilãna Silva
Title: Intencionalidade Lúdica: uma análise de percepções a partir de um jogo aplicado no Programa Residência Pedagógica
Keywords: Lúdico;Jogos;Jogos didáticos;Intencionalidade lúdica;Ensino de Química
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Wádila Michele Gomes dos. Intencionalidade Lúdica: uma análise de percepções a partir de um jogo aplicado no Programa Residência Pedagógica. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O jogo vem sendo uma alternativa lúdica para dar a química a nova roupagem que ela precisa. Estudos sobre jogos, atividades lúdicas e ludicidade estão cada vez mais recorrentes no ensino de química, sendo considerado o assunto do momento apresentado em convenções, congressos e pesquisas em geral. A preocupação, no entanto, é se realmente essas metodologias estão com intencionalidade ou se é apenas mais uma forma de ocupar o tempo na sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo, analisar a Influência, os impactos da intencionalidade lúdica, nas diferentes perspectivas de sujeito (coordenadora, preceptor, residente) dentro da regência do programa Residência Pedagógica, na aplicação de um jogo como ferramenta didática no ensino de química. Por meio da abordagem qualitativa, a partir de narrativas autobiográficas como estratégia de ensino e aprendizagem, baseados nos diários de reflexão (diários de bordo), investigou-se a divergência das intencionalidades lúdicas pelos três sujeitos e como de fato essas mudanças de concepção afetou na aplicação do jogo truco radioativo. Constatou-se que diante da interferência das concepções prévias dos alunos sobre a atividade lúdica aplicada de forma final, por parte da residente, os estudantes tiveram sua inventividade criativa, que assim seria aderida com o jogo didático, caso aplicado de maneira uniforme com as intencionalidades lúdicas da coordenadora, preceptor.
Abstract: The game has been a playful alternative to give chemistry the new look it needs. Studies on games, recreational activities and playfulness are increasingly recurrent in the teaching of chemistry, being considered the subject of the moment presented at conventions, congresses and research in general. The concern, however, is whether these methodologies are really intentional or if it is just another way of occupying time in the classroom. In this context, the present work aimed to analyze the Influence, the impacts of playful intentionality, in the different perspectives of the subject (coordinator, preceptor, resident) within the regency of the Pedagogical Residence program, in the application of a game as a didactic tool in teaching of chemistry. Through a qualitative approach, based on autobiographical narratives as a teaching and learning strategy, based on reflection diaries (logbooks), the divergence of playful intentions by the three subjects was investigated and how these changes in conception actually affected the radioactive truco game application. It was found that, faced with the interference of the students' previous conceptions about the ludic activity applied in a final way, by the resident, the students had their creative inventiveness, which would thus be adhered to with the didactic game, if applied in a uniform way with the intention’s playful activities of the coordinator, preceptor.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4750
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WÁDILA MICHELE GOMES DOS SANTOS - TCC.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.