Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Rogerio dos Santos-
dc.contributor.authorANDRADE, Erica Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-09T11:55:14Z-
dc.date.available2023-02-09T11:55:14Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.citationANDRADE, Erica Cristina da Silva. O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4744-
dc.description.abstractGames and teaching materials have become important teaching tools in teaching at all levels, and concepts from different areas can be associated, including mathematics. Teaching through games provides the teacher with a contextualization that stimulates the process of understanding the content for students. For this, this work has the problem of discovering which premises are necessary for the development and use of a didactic sequence, with the use of games, for teaching and learning probability in high school? Thus, this work aims to enable the process of teaching and learning probability in High School, through the formulation of a didactic sequence with the use of manipulative materials. Through bibliographical research, we sought to establish a historical evolution of probability and investigate the use of games and manipulative materials in the teaching of mathematics. As a result, we built a didactic sequence for math classes, in order to apply concepts such as sample space, certain event, impossible, union and intersection of events and complementary event, in addition to probability calculation. The material produced in this work can be applied to other probability contents, since the game produced can be easily readjusted to other mathematics contentspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectHistória da Probabilidadept_BR
dc.subjectJogos e Materiais manipuláveispt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Probabilidadept_BR
dc.subjectProbability Historypt_BR
dc.subjectGames and manipulative materialspt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectProbability Teachingpt_BR
dc.titleO ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoOs jogos e materiais didáticos têm se tornado importantes instrumentos didáticos no ensino em todos os níveis, podendo ser associados conceitos de diversas áreas, incluindo a matemática. O ensino através de jogos possibilita ao professor uma contextualização que estimula o processo de compreensão do conteúdo para os alunos. Para isso, este trabalho tem como problemática quais a premissas necessárias para a elaboração e utilização de uma sequência didática, com o uso de jogos, para o ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio? Desta forma, este trabalho tem o objetivo de viabilizar o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio, através da formulação de uma sequência didática com a utilização de materiais manipuláveis. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se constituir uma evolução histórica da probabilidade e investigar o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática. Como resultado, construímos uma sequência didática para as aulas de matemática, com o intuito de aplicar conceitos como espaço amostral, evento certo, impossível, união e intersecção de eventos e evento complementar, além de cálculo de probabilidade. O material produzido neste trabalho pode ser aplicado nos demais conteúdos de probabilidade, visto que o jogo produzido pode ser facilmente readequado até mesmo para outros conteúdos da matemáticapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA CRISTINA DA SILVA ANDRADE-TCC-MATEMÁTICA.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.