Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4739
Authors: LIMA, Fernanda Reis Soares de
metadata.dc.contributor.advisor: GOMES, Verenna Barbosa
Title: Uso Didático de Textos de Divulgação Científica nas Aulas de Ciências
Keywords: texto de divulgação científica;leitura;revisão da literatura
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Fernanda Reis Soares de. Uso Didático de Textos de Divulgação Científica nas Aulas de Ciências. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A utilização de textos de divulgação científica (TDC) nas aulas de ciências tem sido discutida com frequência por pesquisadores da área de educação em ciências. Seus estudos indicam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho, identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas no âmbito do uso desse material, e buscamos investigar a utilização de TDC no ensino de ciências, quanto às estratégias de leitura utilizadas e aos métodos avaliativos do seu uso. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados indicam que as pesquisas relativas ao uso didático de TDC carecem de uma investigação mais estruturada sobre as estratégias de leitura desse tipo de material.
Abstract: The use of popular science texts (TDC) in science classes has been frequently discussed by researchers in the field of science education. Their studies show the potential of its use in developing skills that are important for the education of students. In this work, we have identified through a literature review, the amount of research carried out in the scope of the material and we sought to investigate the use of TDC in science teaching, regarding its reading strategies and evaluation methods. The Content Analysis proposed by Bardin was applied to identify and analyze the data. The results indicate that research on the didactic use of TDC lacks a more structured investigation on reading strategies for this type of material.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4739
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA REIS SOARES DE LIMA - TCC.pdf933.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.