Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/4739
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Verenna Barbosa | - |
dc.contributor.author | LIMA, Fernanda Reis Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T11:42:45Z | - |
dc.date.available | 2023-02-09T11:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fernanda Reis Soares de. Uso Didático de Textos de Divulgação Científica nas Aulas de Ciências. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/4739 | - |
dc.description.abstract | The use of popular science texts (TDC) in science classes has been frequently discussed by researchers in the field of science education. Their studies show the potential of its use in developing skills that are important for the education of students. In this work, we have identified through a literature review, the amount of research carried out in the scope of the material and we sought to investigate the use of TDC in science teaching, regarding its reading strategies and evaluation methods. The Content Analysis proposed by Bardin was applied to identify and analyze the data. The results indicate that research on the didactic use of TDC lacks a more structured investigation on reading strategies for this type of material. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Acesso Livre | pt_BR |
dc.subject | texto de divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | leitura | pt_BR |
dc.subject | revisão da literatura | pt_BR |
dc.title | Uso Didático de Textos de Divulgação Científica nas Aulas de Ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de textos de divulgação científica (TDC) nas aulas de ciências tem sido discutida com frequência por pesquisadores da área de educação em ciências. Seus estudos indicam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho, identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas no âmbito do uso desse material, e buscamos investigar a utilização de TDC no ensino de ciências, quanto às estratégias de leitura utilizadas e aos métodos avaliativos do seu uso. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados indicam que as pesquisas relativas ao uso didático de TDC carecem de uma investigação mais estruturada sobre as estratégias de leitura desse tipo de material. | pt_BR |
dc.publisher.campus | Araguaína | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.publisher.curso | CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA | pt_BR |
dc.publisher.local | Araguaína | pt_BR |
dc.publisher.level | Graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA REIS SOARES DE LIMA - TCC.pdf | 933.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.