Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGOMES, Verenna Barbosa-
dc.contributor.authorLIMA, Fernanda Reis Soares de-
dc.date.accessioned2023-02-09T11:42:45Z-
dc.date.available2023-02-09T11:42:45Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Reis Soares de. Uso Didático de Textos de Divulgação Científica nas Aulas de Ciências. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4739-
dc.description.abstractThe use of popular science texts (TDC) in science classes has been frequently discussed by researchers in the field of science education. Their studies show the potential of its use in developing skills that are important for the education of students. In this work, we have identified through a literature review, the amount of research carried out in the scope of the material and we sought to investigate the use of TDC in science teaching, regarding its reading strategies and evaluation methods. The Content Analysis proposed by Bardin was applied to identify and analyze the data. The results indicate that research on the didactic use of TDC lacks a more structured investigation on reading strategies for this type of material.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjecttexto de divulgação científicapt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectrevisão da literaturapt_BR
dc.titleUso Didático de Textos de Divulgação Científica nas Aulas de Ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA utilização de textos de divulgação científica (TDC) nas aulas de ciências tem sido discutida com frequência por pesquisadores da área de educação em ciências. Seus estudos indicam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho, identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas no âmbito do uso desse material, e buscamos investigar a utilização de TDC no ensino de ciências, quanto às estratégias de leitura utilizadas e aos métodos avaliativos do seu uso. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados indicam que as pesquisas relativas ao uso didático de TDC carecem de uma investigação mais estruturada sobre as estratégias de leitura desse tipo de material.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA REIS SOARES DE LIMA - TCC.pdf933.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.