Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4732
Autor(a): Castro, Irene Damasceno de
Orientador: Rodrigues, Walace
Título: Desafios dos professores brasileiros na escola e na sociedade atual.
Palavras-chave: Educação.;Professores.;Desvalorização profissional.;Sucateamento escolar.;Educação Libertadora.
Data do documento: 8-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CASTRO, Irene Damasceno de. Desafios dos professores brasileiros na escola e na sociedade atual. 37f. Trabalho Conclusão de Curso(Graduação). Letras, Universidade Federal  do Tocantins, Araguaína, 2018.
Resumo: A temática da Educação no Brasil, é um tema que carece de observação e atenção, dada sua relevância e atualidade. Portanto, objetiva-se debater os problemas enfrentados pelos professores brasileiros no contexto social contemporâneo. Para isso, foi utilizado um recorte bibliográfico, de cunho teórico e descritivo, com o intuito de trazer reflexões que contribuam para estimulação docente frente aos desafios que se apresentam à profissão. Observou-se que devido o mal direcionamento de políticas educacionais, o setor econômico tem dominado o campo pedagógico, resultando no desfiguramento do papel da escola. Como consequências, visualizase a desvalorização dos professores, sendo prejudicial à profissão, bem como, a percepção de sérios ataques que acabam por desestimular os novos ingressantes na carreira docente. Diante disso, entende-se que alternativas devem ser propostas acerca destes gargalos, por isso, sob a perspectiva Freiriana, propõe-se a ideia de uma escola democrática e popular, tendo como base a educação libertadora, com vistas a formação de indivíduos conscientes do seu papel no contexto em que se insere.
Abstract: The theme of Education in Brazil is a subject that needs observation and attention, given its relevance and timeliness. Therefore, it aims to discuss the problems faced by Brazilian teachers in the contemporary social context. For that, a bibliographic clipping was used, with a theoretical and descriptive character, with the intention of bringing reflections that contribute to teacher stimulation in the face of the challenges presented to the profession. It was observed that due to the misdirection of educational policies, the economic sector has dominated the pedagogical field, resulting in the disfiguration of the school's role. As a consequence, it is visualized the devaluation of teachers, being detrimental to the profession, as well as the perception of serious attacks that end up discouraging new entrants in the teaching career. In view of this, it is understood that alternatives should be proposed about these bottlenecks, so, from the Freiriana perspective, the idea of a democratic and popular school is proposed, based on liberating education, with a view to the formation of conscious individuals of the role in the context in which it is inserted.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4732
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRENE DAMASCENO DE CASTRO - TCC - LETRAS.pdf315.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.