Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4723
Autor(a): Santana, Ana Carolina Silva Gomes de
Orientador: Sena, Stefânia Steves da Silva
Título: A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas.
Palavras-chave: Libras.;Educação.;Surdo.;Inclusão.
Data do documento: 8-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTANA,Ana Carolina Silva Gomes de. A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas. 35f. Trabalho Conclusão de Curso(Graduação) Letras, Universidade Federal  do Tocantins, Araguaína, 2018.
Resumo: O objetivo desta monografia é demonstrar a necessidade da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas públicas como primeira língua (L1) para a formação do aluno surdo em seu aprendizado, e verificar se elas estão capacitadas para educar estes alunos de forma inclusiva, de acordo com os direitos assegurados pela Constituição Federal. Para se fazer compreender o surgimento dos preconceitos ao redor da comunidade surda, apresentamos previamente uma parte da história da educação dos surdos: a trajetória da educação desde os períodos medievais até a contemporaneidade, as lutas conquistadas perante a sociedade, com enfoque na educação, e como ocorreu a inserção do surdo nas escolas até os dias atuais. A escolha deste tema ocorreu após refletirmos sobre a importância de uma educação de qualidade para todos. Para o surdo, ela só é possível através da Libras. A capacitação em Libras seria o meio mais adequado para a inclusão em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa reflexiva, na qual foi analisado que, nos dias atuais, a área da educação necessita de aperfeiçoamento em suas políticas públicas a respeito da educação inclusiva, pois deixam a desejar em sua efetividade.
Abstract: The objective of this monograph is to demonstrate the need to use the Brazilian Sign Language (LIBRAS) in public schools as the first language for the formation of the deaf student in their learning, and whether they are able to educate these students in an inclusive manner in accordance with the rights guaranteed by the Federal Constitution. In order to understand the emergence of prejudices around the deaf community, we have previously presented a part of the history of the education of the deaf. The trajectory of education from the medieval periods to the contemporary, the struggles conquered before society, with a focus on education, and how the insertion of the deaf in schools to the present occurred. The choice of this topic occurred after reflecting on the importance of quality education for all. For the deaf this is only possible through the Libras. And the empowerment in Libras would be one of the most appropriated mean for inclusion inside the classroom. This work was carried out through a bibliographical, qualitative and reflexive research, in which it was analyzed in this material that in the present day, the area of education needs improvement in its public policies regarding in inclusive education, because they leave to be desired in its effectiveness.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4723
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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