Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4711
Autor(a): AQUINO, Wanderson Moreira
Orientador: FONSECA, Adriano
Título: Ensino e Aprendizagem de Frações, mediado por Jogos, em Espaços Virtuais
Palavras-chave: Ensino de Frações;Aulas Virtuais;Jogos Online;Jogos de Frações;Registros de Representação Semiótica
Data do documento: 8-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: AQUINO, Wanderson Moreira. Ensino e Aprendizagem de Frações, mediado por Jogos, em Espaços Virtuais. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: Diante das dificuldades encontradas por professores em tornar os conteúdos de matemática mais significativos aos alunos, promovendo a interação entre aluno-aluno e aluno-professor, no ensino remoto, os jogos digitais online se tornam uma estratégia importante na busca do desenvolvimento cognitivo e no pensamento lógico dos alunos no ensino da matemática. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender como o jogo altera e contribui para a interação do aluno com o saber matemático, assim como outras interações de ordem social, ao ser inserido numa situação de ensino e aprendizagem de frações. E, para dar conta deste objetivo, definimos como metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, a elaboração de uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de frações em ambientes virtuais, cuja aplicação foi realizada por meio de uma oficina na XVIII Semana Acadêmica de Matemática, tendo como principais referenciais teóricos Muniz (2018) e Duval (2011). Na análise do trabalho realizado, percebemos que o professor precisa compreender que os diferentes conceitos de jogos e a preocupação com a mobilização de diferentes tipos de registros de representação semiótica potencializam o jogo enquanto um recurso pedagógico importante para a aprendizagem de conceitos matemáticos que precisam ser mobilizados ao jogar o jogo.
Abstract: Faced with the difficulties encountered by teachers in making mathematics content more meaningful to students, promoting interaction between student-student and student-teacher, in remote teaching, online digital games become an important strategy in the pursuit of cognitive development and thinking. logic of students in teaching mathematics. In this sense, the present work aims to understand how the game changes and contributes to the student's interaction with mathematical knowledge, as well as other interactions of a social nature, when inserted in a situation of teaching and learning fractions. And, to achieve this objective, we defined as a research methodology, of a qualitative nature, the elaboration of a pedagogical proposal for the teaching and learning of fractions in virtual environments, whose application was carried out through a workshop at the XVIII Academic Mathematics Week. , having as main theoretical references Muniz (2018) and Duval (2011). In the analysis of the work carried out, we realized that the teacher needs to understand that the different concepts of games and the concern with the mobilization of different types of semiotic representation registers enhance the game as an important pedagogical resource for the learning of mathematical concepts that need to be mobilized. when playing the game.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4711
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