Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4699
Authors: SOUSA, Valber Barros de
metadata.dc.contributor.advisor: TRIGUEIRO, Lidianne Salvatierra Paz
Title: Análise bibliométrica de TCCs desenvolvidos em um curso de Biologia EAD
Keywords: Bibliometria;Ensino a distância;Monografia;Bibliometrics;Distance learning;Monograph
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Valber Barros de. Análise bibliométrica de TCCs desenvolvidos em um curso de Biologia EAD. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância, nas dissertações defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliométrica, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas fora das área de Educação e Ensino, e 42% foram realizados dentro da área pedagógica. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7)
Abstract: The aim of the present study was to inventory and analyze the themes addressed in the monographs of a Biology course in a Distance Education modality, presented between the years 2010 to 2016. The study is a descriptive bibliometric research with a quantitative approach. It was observed the predominance in relation to the consonance of the themes of monograph in pedagogical areas and future area of action, that 58% of the works were carried out addressing topics outside the pedagogical area, and 42% were carried out within the pedagogical area. It was observed in the analyzed monographs, the predominance of studies in the area of Public Health was 18% (N=9), followed by the area of Science Education and Ethnobiology, both areas with 16% (N=8) and Teaching Methodologies with 14% (N=7)
URI: http://hdl.handle.net/11612/4699
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