Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALBEIRICE, Marceli-
dc.contributor.authorSOUSA, Maria dos Reis Araujo de-
dc.date.accessioned2023-02-08T12:44:21Z-
dc.date.available2023-02-08T12:44:21Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria dos Reis Araujo de. Importância das aulas experimentais e lúdico para ensino de ciências. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4683-
dc.description.abstractThis work aims to present the importance of experimental and playful classes that help in the learning process in Science teaching. The methodology used to carry out this study was through descriptive research with a qualitative approach. In order to carry out this work, a questionnaire was applied to ten elementary school teachers to find out what their conception regarding the application of playful and experimentais classes. The results found show that experimentation and play are not always achieved the expected goals, due to the lack of laboratory and even adequate spaces to carry them out. Although some schools do not have or do not provide laboratories, it is possible to carry out the activities even inside the classroompt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subject: Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectludicidadept_BR
dc.subjectexperimentaçãopt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subjectexperimentationpt_BR
dc.titleImportância das aulas experimentais e lúdico para ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, tem como objetivo apresentar a importância das aulas experimentais e lúdicas que auxiliam no processo de aprendizagem no ensino de Ciências. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi por meio de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para realização deste trabalho foi aplicado um questionário a dez professores do ensino fundamental para saber qual a concepção dos mesmos referente a aplicação das aulas lúdicas e experimentais. Os resultados encontrados mostram que a experimentação e o lúdico nem sempre são alcançados os objetivos esperados, devido à falta de laboratório e até mesmo de espaços adequados para realização deles. Apesar de que algumas escolas não possuírem ou não disponibilizarem laboratórios é possível realizá-las as atividades mesmo dentro da sala de aulapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::BIOLOGIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DOS REIS ARAUJO DE SOUSA-TCC-BIOLOGIA.pdf384.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.