Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4681
Autor(a): MADALENO, Kassia de Oliveira
Orientador: TRIGUEIRO, Lidianne Salvatierra Paz
Título: Animais peçonhentos: uma análise de livros didáticos do PNLD 2020
Palavras-chave: Livros didáticos,;Animais Peçonhentos;Ensino de Ciências;Textbooks;Venomous Animals;Science Teaching
Data do documento: 8-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MADALENO, Kassia de Oliveira. Animais peçonhentos: uma análise de livros didáticos do PNLD 2020. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020
Resumo: O livro didático é ainda a principal ferramenta didática disponível em toda a extensão territorial do Brasil, Além de ser um importante disseminador de informações sendo determinante para a formação de estudantes críticos e conscientes, o presente estudo objetivou analisar os livros didáticos (LD), indicados no Plano Nacional de Livros Didático (PNLD) de 2020, para o ensino de Ciências no nível fundamental, referente aos conteúdos de animais peçonhentos cujos acidentes constituem um sério problema de saúde pública no Brasil e é considerado um tema ainda escasso de abordagem dentro do âmbito escolar. O presente trabalho do tipo qualitativo utilizou o método de pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo para avaliar sete dos doze livros discriminados no PNLD 2020 (BRASIL, 2019) com relação ao tema “Animais Peçonhentos”. Os livros alvos da análise do trabalho foram Carnevalle (2018), Canto e Canto (2018), Usberco et al.(2018), Lopes & Audino (2018), Pereira et al. (2018),Gewandsznajder e Pacca (2019) e Thompson e Rios (2018), mais especificamente os volumes do sétimo ano do Ensino Fundamental onde o tema é abordado. A análise dos livros de Ciências, aprovados pelo PNLD 2020, revelou que o conteúdo de animais peçonhentos se faz presente nas coleções de uma forma fragmentada ou até mesmo inexistente e que não contempla a grande diversidade, importância ecológica, médica, econômica e farmacêutica desses animais para a comunidade.
Abstract: The textbook (LD) is still the main didactic tool available throughout Brazil's territorial extension in basic education. The LD is an important disseminator of information, being decisive for the formation of critical and conscious students, and should promote accurate, complete and broad knowledge about the different areas of Science. Thus, the present study aimed to analyze the textbooks, indicated in the National Plan for Textbooks (PNLD) of 2020 for the teaching of Sciences at Elementary School, referring to the contents of venomous animals whose accidents constitute a serious public health problem in Brazil and it is considered a scarce topic to be addressed within the school environment. The qualitative study used the method of bibliographic research and content analysis to evaluate seven of the twelve books discriminated in the PNLD 2020 in relation to the theme “Animals Venomous”. The textbook targeted for the analysis of the work were more specifically the volumes of the seventh year of Elementary School where the theme is addressed. The analysis of Science textbook, approved by PNLD 2020, revealed that the content of venomous animals is present in a fragmented way or is non-existent, and that it does not contemplate the great diversity, ecological, medical, economic and pharmaceutical importance of these animals for the community.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4681
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