Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4662
Authors: SOUSA, LAURA BEATRIZ SILVA
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Leandro Lente de
Title: Representação da mulher a partir da personagem Oribela, filme “Desmundo”
Keywords: Representação;Mulheres;Brasil Colônia;Cinema Nacional;Resistência;Representation;Women;Brazil Colony;National Cinema;Resistance
Issue Date: 23-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Laura Beatriz Silva Sousa. Representação da mulher a partir da personagem Oribela, filme “Desmundo”. 34 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho apresenta sobre a importância de análises das representações das mulheres nas produções cinematográficas. Tem por objetivo entender o papel das mulheres no Brasil Colônia através do filme “Desmundo” e quais representações destas atualmente, enfatizando as permanências do processo histórico e as conquistas por elas almejadas. O filme é uma adaptação do livro de Ana Miranda (1996) pelo cineasta Alain Fresnot, lançando no cinema brasileiro em 2002. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise crítica cinematográfica, além de ser histórica documental e bibliográfica. Como fontes históricas para o estudo trazemos as cartas dos jesuítas e como bibliografia especializada nos apropriamos de artigos e livros. O filme traz abordagens sobre os processos de submissão, estupro, silenciamento, opressão e violência. Bem como enfatiza a respeito da visão acerca do corpo feminino como objeto/coisa, posse de alguém e como isso reflete atualmente. Revela ainda dados sobre as múltiplas violências contra as mulheres, assim como trata das diversas formas de resistência das mulheres em busca dos almejados sonhos de liberdade, de igualdade salarial, de oportunidade, respeito as diferenças e independência financeira. Como resultado, pontuamos a grande importância de se trabalhar com filmes na sala de aula, de maneira a propiciar indagação e problematização nos estudantes através da relevância de temas, como as representações das mulheres, passando por suas vivências e experiências e gerando engajamento na histórica luta por igualdade de gênero.
Abstract: The paper presents about the importance of analysis of the representations of women in cinematographic productions. It aims to understand the role of women in colonial Brazil through the film “Desmundo” and what representations of these currently, emphasizing the permanence of the historical process and the conquests desired by them. The film is an adaptation of the book by Ana Miranda (1996) by filmmaker Alain Fresnot, released in Brazilian cinema in 2002. It is qualitative research of cinematographic critical analysis, in addition to a historic documental and bibliographic. As historical sources for the study we bring the letters of the Jesuits and as specialized bibliography we appropriate articles and books. The film brings approaches to the processes of submission, rape, silencing, oppression and violence. As well as emphasizes on the view of the female body as object/thing, possession of someone and how this reflects currently. It also reveals data on the multiple violence against women, as well as dealing with the various forms of resistance of women in search os the desired dreams of freedom, equal pay, opportunity, respect for differences and financial Independence. As a result, we point out the great importance of working with films in the classroom, in order to provide inquiry and problematization in students through the relevance of themes, such as the representations of women, passing through their experiences and generating engagement in the historical struggle for gender equality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4662
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2 - Laura Beatriz_12022-08-15 formatado.pdf846.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.