Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/4650
Authors: | Pereira, Mikely de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor: | Khidir, Kaled Sulaiman |
Title: | Ensino da Matemática para estudantes com TEA: O que dizem as dissertações no período de 2017 a 2021 |
Keywords: | Autismo;Transtorno do Espectro Autista;TEA;Educação Especial Inclusiva;Ensino de Matemática |
Issue Date: | 22-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | Pereira, Mikely de Jesus. Ensino da Matemática para estudantes com TEA: o que dizem as dissertações no período de 2017 a 2021. 41 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa traz como foco principal a inclusão de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista para o ensino de Matemática. O problema de pesquisa é como a prática de ensino tem sido abordado nas pesquisas que discutem o ensino da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O objetivo deste trabalho é compreender as práticas de ensino de matemática nas teses e dissertações já produzidas sobre o tema da Educação Especial e Inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a composição deste estudo, foi realizada a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde foi feito levantamento e mapeamento no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com recorte temporal de 2017 a 2021. O trabalho é dividido em seis partes sendo, introdução, metodologia, referencial teórico, resultados e analises, considerações finais e referências. Através das análises realizadas, foi possível entender quais as práticas de ensino de matemáticas inclusivas que os autores trazem para o/a estudante com TEA. Essas práticas são o uso de trabalho pedagógico com as tecnologias digitais, a utilização de matérias concretos como jogos de corridas, memória, quebra-cabeças, contagem e colagens com conteúdo matemáticos. E também a utilização da escrita e a participação da família. |
Abstract: | The present research has as main focus the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder for the teaching of Mathematics. The research problem is how the teaching practice has been approached in the researches that discuss the teaching of Mathematics for students with Autism Spectrum Disorder (ASD)? The objective of this work is to understand the teaching practices of mathematics in theses and dissertations already produced on the subject of Special and Inclusive Education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). For the composition of this study, a qualitative bibliographic research was carried out, where a survey and mapping was carried out in the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), with a time frame from 2017 to 2021. The work is divided into six parts, being, introduction, methodology, theoretical framework, results and analysis, final considerations and references. Through the analyzes carried out, it was possible to understand which inclusive mathematics teaching practices that the authors bring to the student with ASD. These practices are the use of pedagogical work with digital technologies, the use of concrete subjects such as racing games, memory, puzzles, counting and collages with mathematical content. And also the use of writing and family participation. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/4650 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Mikely de Jesus Pereira.pdf | 636.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.