Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKhidir, Kaled Sulaiman-
dc.contributor.authorPereira, Mikely de Jesus-
dc.date.accessioned2023-02-06T19:47:42Z-
dc.date.available2023-02-06T19:47:42Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationPereira, Mikely de Jesus. Ensino da Matemática para estudantes com TEA: o que dizem as dissertações no período de 2017 a 2021. 41 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4650-
dc.description.abstractThe present research has as main focus the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder for the teaching of Mathematics. The research problem is how the teaching practice has been approached in the researches that discuss the teaching of Mathematics for students with Autism Spectrum Disorder (ASD)? The objective of this work is to understand the teaching practices of mathematics in theses and dissertations already produced on the subject of Special and Inclusive Education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). For the composition of this study, a qualitative bibliographic research was carried out, where a survey and mapping was carried out in the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), with a time frame from 2017 to 2021. The work is divided into six parts, being, introduction, methodology, theoretical framework, results and analysis, final considerations and references. Through the analyzes carried out, it was possible to understand which inclusive mathematics teaching practices that the authors bring to the student with ASD. These practices are the use of pedagogical work with digital technologies, the use of concrete subjects such as racing games, memory, puzzles, counting and collages with mathematical content. And also the use of writing and family participation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEducação Especial Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleEnsino da Matemática para estudantes com TEA: O que dizem as dissertações no período de 2017 a 2021pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa traz como foco principal a inclusão de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista para o ensino de Matemática. O problema de pesquisa é como a prática de ensino tem sido abordado nas pesquisas que discutem o ensino da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O objetivo deste trabalho é compreender as práticas de ensino de matemática nas teses e dissertações já produzidas sobre o tema da Educação Especial e Inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a composição deste estudo, foi realizada a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde foi feito levantamento e mapeamento no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com recorte temporal de 2017 a 2021. O trabalho é dividido em seis partes sendo, introdução, metodologia, referencial teórico, resultados e analises, considerações finais e referências. Através das análises realizadas, foi possível entender quais as práticas de ensino de matemáticas inclusivas que os autores trazem para o/a estudante com TEA. Essas práticas são o uso de trabalho pedagógico com as tecnologias digitais, a utilização de matérias concretos como jogos de corridas, memória, quebra-cabeças, contagem e colagens com conteúdo matemáticos. E também a utilização da escrita e a participação da família.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Mikely de Jesus Pereira.pdf636.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.