Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/462
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dc.contributor.advisorRamos Junior, Dernival Venânciopt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Hélio Márcio Nunes-
dc.date.accessioned2017-08-11T12:59:10Z-
dc.date.available2017-08-11T12:59:10Z-
dc.date.issued2016-05-05-
dc.identifier.citationLACERDA, Hélio Márcio Nunes. Os sentidos da literatura africana: uma pesquisa participante em sala de aula. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/462-
dc.description.abstractThis work researches the insertion of the African Literature in Portuguese Spoken Language in the High degree at Universidade Federal do Tocantins. This investigation is based on the law 10.639/03 which teaching History and Culture from Africa and Afro-Brazilian people was become official. Data was produced based on semi-opened interviews and participant observation in full-time during three (3) semesters. It was aimed to investigate polemic themes such as: racism and homosexuality in classroom. Generated data was analyzed since Pêcheux’s theory of ideology and subject, known as Discourse Analysis (DA). In overview, this investigation is focused on the follow issue: what does happen in an African Literature in Portuguese spoken Language? The results of this study point to the discursive shocks that make the classroom a constant space of ideological disagreement, and also, an ideal place to advance the discussions about race, religion and gender.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLiteratura Africana em Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03pt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectAfrican Literature in Portuguese spoken Languagept_BR
dc.titleOs sentidos da literatura africana: uma pesquisa participante em sala de aulapt_BR
dc.contributor.advisor-coMelo, Márcio de Araújopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a inserção da disciplina Literatura Africana em Língua Portuguesa no Ensino Superior do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus CIMBA. Esta investigação tem como ponto de partida a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino de todo o país. Para geração de dados, tomamos de empréstimo a técnica de entrevista semi-estruturada da História oral e a observação participante. As entrevistas foram gravadas aconteceram nos intervalos de aula nas dependências do Câmpus universitário e posteriormente transcritas. Outrossim esta pesquisa toma como corpus relatos de professores em formação inicial em conversas informais, observação de aulas, análise de material didático do ensino médio e superior que discutem em alguma medida a matriz cultural africana. Acompanhamos, integralmente, o andamento da referida disciplina por 3 (três) semestres letivos, seguindo os passos teóricos do professor, os embates discursivos em sala, os acordos e dissensões em torno de temas espinhosos como racismo e homossexualidade em sala para responder à seguinte pergunta: o que acontece na aula de Literatura Africana em Língua Portuguesa? Os dados gerados foram analisados a partir da Análise de Discurso de Pêcheux, para quem o discurso é construído a partir da relação entre interlocutores, o que causa diferentes efeitos de sentidos (ORLANDI, 2003). Os resultados desse trabalho apontam para os choques discursivos que tornam a sala de aula um espaço de constante tensão e de embate ideológico, sendo também, lugar privilegiado para avançar nas discussões de raça, religião e gênero.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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