Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4624
Authors: SANTOS, Jainara Vanessa Alves Dos
metadata.dc.contributor.advisor: GOMES, Érica Cupertino
Title: Uso de jogos para potencializar o ensino de física
Keywords: Ensino de Física. Jogos de tabuleiro. Game. Aprendizagem
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Jainara Vanessa Alves dos. Uso de jogos para potencializar o ensino de Física. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: Estimular o interesse dos alunos pela aprendizagem tornou-se um desafio para os educadores. As reprovações, que antes eram causadas pela falta de interesse deles, agora são consideradas resultados falhos do trabalho dos professores. Nos últimos anos, a educação passou por grandes mudanças positivas, os jogos ganharam cada vez mais espaço como uma ferramenta intermediária para o ensino de física. Em outras palavras, as atividades lúdicas têm sido cada vez mais utilizadas para motivar os alunos a aprenderem sobre o conteúdo, tendo em vista que o interesse é a melhor ferramenta para a aprendizagem em sala de aula. Portanto, neste trabalho, foi confeccionado um jogo de tabuleiro e um game, onde apenas o tabuleiro foi aplicado para se tornar uma ferramenta de ensino para as turmas do ensino médio. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa, na qual foram feitas observações, coletados dados por meio de questionários, sendo o jogo aplicado como facilitadores do ensino. A aplicação do jogo despertou o interesse dos alunos pela disciplina de Física Mecânica e também despertou a sua participação em sala de aula. Portanto, podemos concluir que nossa pesquisa estimula educadores a utilizarem jogos em sala de aula
Abstract: Stimulating students' interest in learning has become a challenge for educators. Failures, which were previously caused by their lack of interest, are now considered to be flawed results of teachers' work. In recent years, education has undergone major positive changes, games have gained more and more space as an intermediate tool for teaching physics. In other words, ludic activities have been increasingly used to motivate students to learn about the content, considering that interest is the best tool for classroom learning. Therefore, in this work, a board game and a game were made, where only the board was applied to become a teaching tool for high school classes. For that, qualitative research was used, in which observations were made, data were collected through questionnaires, and the game was applied as teaching facilitators. The application of the game aroused the students' interest in the subject of Mechanical Physics and also aroused their participation in the classroom. Therefore, we can conclude that our research encourages educators to use games in the classroom
URI: http://hdl.handle.net/11612/4624
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