Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4610
Authors: Malvessi, Cleiton
metadata.dc.contributor.advisor: Lobo, Matheus Pereira
Title: A utilização do Arduino com objetos de aprendizagem no ensino de Física.
Keywords: Arduino;Ensino de Fısica;Aulas experimentais;PhET;Physics Teaching;Experimental classes.
Issue Date: 3-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MALVESSI, Cleiton. A utilização do Arduino com objetos de aprendizagem no ensino de Física. 2016. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma alternativa para os principais desafios encontrados no desenvolvimento de materiais instrucionais de baixo custo para a realização de experimentos de Física correlacionados aos conteúdo trabalhados nos livros didáticos acompanhados com a plataforma de simulacao PhET, utilizando a placa Arduino UNO como gerenciador dos experimentos. O material instrucional foi desenvolvido amparado na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na metodologia PIE (Predizer, Interagir e Explicar). Por se tratar de um material didático de baixo custo, elaborado dentro de um conceito de Recursos Educacionais Abertos (REA), com uso de softwares livres e hardware aberto, ́e altamente disseminável e muito útil para o desenvolvimento de projetos e praticas educacionais no Ensino de Física. Atribuímos licenças permissivas a todo o material desenvolvido neste trabalho a fim de que professores, pesquisadores, estudantes e demais membros da sociedade possam usar, estudar, modificar e compartilhar livremente todo o seu conteúdo.
Abstract: This paper presents an alternative to the main challenges encountered in the develop- ment of low-cost instructional materials for conducting physics experiments related to the content worked in textbooks accompanied with PhET simulation platform using the Arduino UNO board as manager of the experiments. The instructional material was developed supported the theory of David Ausubel meaningful learning and PIE metho- dology (Predicting, Interact and explain). Because it is a didactic material of low cost, designed within the concept of Open Educational Resources (OER), using free software and open hardware, is highly dissemin ́avel and very useful for the development of edu- cational projects and practices in Education Physical. We attribute permissive licenses to all the material developed in this work so that teachers, researchers, students and other members of society to use, study, modify and freely share all of your content.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4610
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEITON MALVESSI - TCC - FÍSICA.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.