Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4595
Autor(a): ANJOS, Andresa Pereira dos
Orientador: MENDANHA, José Francisco
Título: Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
Palavras-chave: Logística. Gestão de compras. Fornecedores. Varejo.
Data do documento: 2-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ANJOS, Andresa Pereira dos. Gestão de compra como ferramenta estratégica: um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Logística ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
Resumo: A gestão de compras é responsável pela eficiência do processo de compras de uma empresa. Ela define uma série de estratégias. Matéria-prima de baixa qualidade ou que não atende requisitos mínimos, excesso ou falta de estoque e orçamento desperdiçado. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo relatar as estratégias e processos de compras do supermercado em Muricilândia Tocantins. E como objetivos específicos buscou identificar as ferramentas estratégicas de compras e analisar os processos de gestão de compra. A pesquisa foi classificada como estudo de caso com abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos descritivos. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, dessa forma, foi possível observar como é feito processos de compras, de onde vem as mercadorias e carnes vendidas no supermercado, de que estado as mercadorias são compradas, como é a seleção dos fornecedores, se o frete é CIF (custo, seguro e frete) ou FOB (livre de bordo), diferencial em relação aos outros supermercados e as vantagens competitivas utilizadas
Abstract: Purchasing management is responsible for the efficiency of a company's purchasing process. It defines a series of strategies. Raw material of low quality or that does not meet minimum requirements, excess or lack of stock and wasted budget. In this context, the study aimed to report the supermarket shopping strategies and processes in Muricilândia Tocantis. And as specific objectives, it sought to identify strategic purchasing tools and analyze purchasing management processes. The research was classified as a case study with a qualitative approach, applied nature and descriptive objectives. The data were collected through a semi-structured interview, in this way, it was possible to observe how the purchasing processes are carried out, where the goods and meat sold in the supermarket come from, what state the goods are purchased from, how the selection of suppliers is, if freight is CIF (cost, insurance and freight) or FOB (free on board), a differential in relation to other supermarkets and the competitive advantages used
URI: http://hdl.handle.net/11612/4595
Aparece nas coleções:Logística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESA PEREIRA DOS ANJOS-TCC-LOGÍSTICA.pdf398.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.