Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4595
Authors: ANJOS, Andresa Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: MENDANHA, José Francisco
Title: Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
Keywords: Logística. Gestão de compras. Fornecedores. Varejo.
Issue Date: 2-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ANJOS, Andresa Pereira dos. Gestão de compra como ferramenta estratégica: um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Logística ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
metadata.dc.description.resumo: A gestão de compras é responsável pela eficiência do processo de compras de uma empresa. Ela define uma série de estratégias. Matéria-prima de baixa qualidade ou que não atende requisitos mínimos, excesso ou falta de estoque e orçamento desperdiçado. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo relatar as estratégias e processos de compras do supermercado em Muricilândia Tocantins. E como objetivos específicos buscou identificar as ferramentas estratégicas de compras e analisar os processos de gestão de compra. A pesquisa foi classificada como estudo de caso com abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos descritivos. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, dessa forma, foi possível observar como é feito processos de compras, de onde vem as mercadorias e carnes vendidas no supermercado, de que estado as mercadorias são compradas, como é a seleção dos fornecedores, se o frete é CIF (custo, seguro e frete) ou FOB (livre de bordo), diferencial em relação aos outros supermercados e as vantagens competitivas utilizadas
Abstract: Purchasing management is responsible for the efficiency of a company's purchasing process. It defines a series of strategies. Raw material of low quality or that does not meet minimum requirements, excess or lack of stock and wasted budget. In this context, the study aimed to report the supermarket shopping strategies and processes in Muricilândia Tocantis. And as specific objectives, it sought to identify strategic purchasing tools and analyze purchasing management processes. The research was classified as a case study with a qualitative approach, applied nature and descriptive objectives. The data were collected through a semi-structured interview, in this way, it was possible to observe how the purchasing processes are carried out, where the goods and meat sold in the supermarket come from, what state the goods are purchased from, how the selection of suppliers is, if freight is CIF (cost, insurance and freight) or FOB (free on board), a differential in relation to other supermarkets and the competitive advantages used
URI: http://hdl.handle.net/11612/4595
Appears in Collections:Logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESA PEREIRA DOS ANJOS-TCC-LOGÍSTICA.pdf398.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.