Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4588
Authors: Santos, Thais Fernandes dos
metadata.dc.contributor.advisor: Barreto, Pâmella Gonçalves
Title: A utilização da experimentação no ensino de física:
Keywords: Ensino de Física;Ensino-Aprendizagem;Laboratório Didático;Formação Acadêmica Docente;Physics Teaching;Teaching-Learning;Didactic Laboratory;Academic Teacher Education.
Issue Date: 1-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Thais Fernandes dos. A utilização da experimentação no ensino de física: metodologia facilitadora para o aprendizado. 2018. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O Ensino-aprendizagem em Física vem sendo tema de várias pesquisas nos dias atuais. Ensinar a disciplina de Física torna-se cada vez mais desafiador devido à falta de investimento na estrutura escolar das unidades de ensino e da qualificação/formação profissional dos professores, o que contribui de maneira significativa no aprendizado do aluno.Muitas dificuldades no Ensino-aprendizagem em Física vêm sendo apontadas, tanto pelos os professores quanto pelos alunos. Porém, elas podem ser reveladas através de práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula. Assim, elas poderão ser estudadas, diagnosticadas e solucionadas. Com o intuito de diagnosticar algumas dessas dificuldades encontradas, este trabalho buscou-se verificar/investigar a existência e o uso de laboratórios didáticos de Física. Os mesmos foram constatados tanto no Projeto Político Pedagógico (PPP) quanto na estrutura física concreta e real das escolas privadas e estaduais entrevistadas do município de Araguaína-TO. A análise dos resultados obtidos surpreendeu negativamente as expectativas preliminares deste trabalho, de modo que foi impossível não relacionar o uso das práticas experimentais em sala de aula com a formação acadêmica docente.
Abstract: Teaching-learning in Physics has been the subject of several researches in the present day. The discipline becomes increasingly challenging due to the lack of investment in the school structure of the teaching and vocational training units of the teachers, which makes the student highly apprentice of the student. Several difficulties are not taught. However, they can be revealed through pedagogical practices in the classroom. Thus, they can be studied, diagnosed and solved. With the purpose of diagnosing the fast the handles, the work sought to verify / investigate the existence and the use of didactic laboratories of Physics. They were established as much as the Political Pedagogical Project (PPP) regarding the concrete and real physical structure of the private and state schools interviewed in the municipality of Araguaína-TO. The analysis of the results was carried out in a negative way, like the preliminary ones of this work, so that it was impossible not to be related to the use of the experimental experiences in the classroom with a teaching academic formation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4588
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS FERNANDES DOS SANTOS - TCC - FÍSICA.pdf774.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.