Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4587
Authors: Marinho, Camila Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Barros, Zian Karla Vasconcelos
Title: Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
Keywords: Educação Infantil;pré-escolar;Avaliação;Aprendizagem;Desenvolvimento;Early Childhood Education;Preschool;Assessment;Learning;Development
Issue Date: 11-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Camila Almeida Marinho. Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. 53 f. 2019. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata do papel da avaliação na Educação Infantil: pré-escolar, visto que esta faz parte da rotina escolar, contribuindo para o processo de aprendizagem. Desse modo, a avaliação é fundamental para promover o desenvolvimento gradual do aluno, sendo cada vez mais necessário procurar métodos avaliativos que alcancem esse desenvolvimento. Então, o objetivo especificamente é que os professores da pré-escola, compreendam a avaliação como ferramenta para melhorar a aprendizagem na Educação Infantil e quais métodos avaliativos são utilizados por eles para que esse aprendizado aconteça. Para a realização desse trabalho foi feita uma pesquisa em livros e artigos que tratam da temática e, posteriormente uma pesquisa de campo com os sujeitos citados acima. Concluiu-se que a avaliação na pré-escola, embora seja considerada uma tarefa complexa, é reconhecida como um meio para proporcionar o desenvolvimento dos alunos, e provocar mudanças pedagógicas de acordo com as necessidades apresentadas.
Abstract: This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for assessment methods that achieve this development. So, the objective specifically is for preschool teachers to understand assessment as a tool to improve learning in Early Childhood Education and which assessment methods are used by them to make this learning happen. To carry out this work, a research was carried out in books and articles that deal with the theme and, later, a field research with the subjects mentioned above. It was concluded that the evaluation in preschool, although it is considered a complex task, is recognized as a means to provide the students' development, and to provoke pedagogical changes according to the presented needs.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4587
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Camila.pdf586.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.