Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Vilma Nunes da Silva-
dc.contributor.authorDamascena, Adonelson Nascimento-
dc.date.accessioned2023-01-31T19:24:41Z-
dc.date.available2023-01-31T19:24:41Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationDAMASCENA, Adonelson Nascimento. Compreensão das variáveis do contexto de situação para exposição de um ponto de vista em artigos de opinião. 54f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4576-
dc.description.abstractTextual production at school demands a methodology that is able to relate/develop reading and writing as one is intrinsically linked to the other. In this view, this text aims to describe and analyze how deconstruction and detailed reading, two phases of the Reading to Learn program, provided an understanding of the variables in the context of the situation, and how it influenced the exposure of views in Opinion Articles produced by a 2nd grade High School class, as well as observing the lexical-grammatical choices made in the guiding notes provided to guide the rewriting of texts. The study is action research and is anchored in the principles of SystemicFunctional Linguistics - LSF (FUZER; CABRAL, 2014; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; MUNIZ DA SILVA, 2015), having executed in place in a public school, located in municipality of Araguaína/TO. Aiming to achieve our purposes, we asked students to carry out the preparation of their texts only after moments of deconstruction, detailed reading of a copy and resolution of an activity to verify the understanding of contextual variables. In this sense, our corpus consists for two questionnaires referring to the text worked in the classroom, two opinion articles produced by the students and as well as by guidance notes provided for them to develop the individual rewritings. The results showed that the variables field, relationship and mode were understood through the steps of deconstruction and detailed reading, as well as guided the written textual productions by the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectLSF.pt_BR
dc.subjectVariáveis contextuais.pt_BR
dc.subjectDesconstrução e Leitura detalhada.pt_BR
dc.subjectLeitura e escrita do Artigo de Opinião.pt_BR
dc.titleCompreensão das variáveis do contexto de situação para exposição de um ponto de vista em artigos de opinião.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA produção textual na escola demanda uma metodologia que seja capaz de relacionar/desenvolver a leitura e a escrita, pois uma está intrinsicamente ligada a outra. Nessa visão, este texto tem como objetivo descrever e analisar como a desconstrução e a leitura detalhada, duas fases do programa Ler para Aprender, propiciaram a compreensão das variáveis do contexto de situação e de que forma influenciou a exposição de pontos de vista em Artigos de Opinião produzidos por uma turma da 2° série do Ensino Médio, assim como observar as escolhas léxico-gramaticais realizadas nos bilhetes orientadores providos para orientar as reescritas dos textos. O estudo trata-se de uma pesquisa-ação e está ancorado nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional - LSF (FUZER; CABRAL, 2014; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; MUNIZ DA SILVA, 2015), tendo ocorrido numa escola pública, situada no município de Araguaína/TO. Objetivando alcançar nossos propósitos, solicitamos aos alunos que realizassem a elaboração de seus textos somente após os momentos de desconstrução, leitura detalhada de um exemplar e resolução de uma atividade para verificação da compreensão das variáveis contextuais. Nesse sentido, nosso corpus é constituído por dois questionários referentes ao texto trabalhado em sala, dois artigos de opinião produzidos pelos estudantes, como também por dois bilhetes orientadores providos para que eles desenvolvessem as reescritas individuais. Os resultados demonstraram que as variáveis campo, relação e modo foram compreendidas por meio das etapas de desconstrução e leitura detalhada, bem como nortearam as produções textuais escritas dos alunos.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADONELSON NASCIMENTO DAMASCENA - TCC - LETRAS.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.