Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4562
Autor(a): Silva, Ismael José Carneiro da
Orientador: Itoz, Clarete de
Título: Logística reversa e os reflexos positivos da gestão de resíduos no âmbito socioambiental na comunidade quilombola Pé do Morro, de Aragominas (TO).
Palavras-chave: Logística Reversa;Óleo de fritura;Comunidade Pé do Morro;Meio Ambiente;Reverse Logistics;Frying oil;Pé do Morro Community;Environment.
Data do documento: 30-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Ismael José Carneiro da. Logística reversa e os reflexos positivos da gestão de resíduos no âmbito socioambiental na comunidade quilombola Pé do Morro, de Aragominas (TO). 2022. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: A presente pesquisa se volta para um problema recorrente e cotidiano nas cozinhas brasileiras: o que fazer com o óleo de fritura? A ausência de uma legislação específica quanto à sua destinação, o coloca no centro de uma preocupação de ambientalistas e técnicos de logística, que buscam alternativas, especialmente na logística reversa, para reverter os inúmeros malefícios que ele pode causar no meio ambiente (enchentes, poluição da água etc.). A comunidade Quilombola Pé do Morro, com dezenas de famílias no Norte do Tocantins, demonstra também preocupar-se com o óleo inservível e estabelece práticas para driblar o problema, a mais comum delas é a feitura de sabão em barra. Metodologicamente, a pesquisa é da ordem explicativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta observação e entrevistas com as donas de casa residentes naquele local com objetivo identificar as possíveis alternativas para solucionar a readequação do óleo de fritura em uma comunidade Quilombolas Pé do Morro em Aragominas – TO. Como principal resultado, observou-se que naquela comunidade, já se faz o reuso do óleo de fritura, usando-se da prática de fazer sabão, tanto para uso próprio como também como um meio de obtenção de renda.
Abstract: The present research turns to a recurring and everyday problem in Brazilian kitchens: what to do with frying oil? The absence of specific legislation regarding its destination, places it at the center of a concern of environmentalists and logistics technicians, who seek alternatives, especially in reverse logistics, to reverse the numerous harm that it can cause to the environment (floods, pollution of water etc.). The Quilombola community Pé do Morro, with dozens of families in the North of Tocantins, also shows concern about waste oil and establishes practices to circumvent the problem, the most common of which is the making of bar soap. Methodologically, the research is explanatory and descriptive, having as a collection instrument observation and interviews with housewives residing in that place in order to identify possible alternatives to solve the readjustment of frying oil in a Quilombola community Pé do Morro in Aragominas. – Yes. As a main result, it was observed that in that community, the frying oil is already being reused, using the practice of making soap, both for their own use and also as a means of obtaining income.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4562
Aparece nas coleções:Logística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISMAEL JOSÉ CARNEIRO DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdf472.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.