Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4526
Authors: Oliveira, Elizeth Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Warton da Silva
Title: Os efeitos do isolamento social na saúde mental dos alunos de logística da UFNT:
Keywords: Isolamento social;Universitário;Saúde mental;Social isolation;University Student;Mental health.
Issue Date: 25-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Elizeth Nascimento. Os efeitos do isolamento social na saúde mental dos alunos de logística da UFNT: campus Araguaína. 2021. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O ingresso ao ensino superior inicia uma nova etapa na vida do indivíduo marcada por grandes mudanças que impactam significativamente a sua vida emocional de modo que, mesmo em situações comuns, o ambiente universitário tem potencial de afetar negativamente o emocional do aluno. Devido a ocorrência da pandemia em razão da Covid – 19, o cenário educacional modificou radicalmente a dinâmica das aulas presenciais através da adoção do ensino na modalidade remota. Como resultado da mudança repentina, das incertezas, instabilidades e perdas proporcionadas pela pandemia pesquisas indicaram sérios impactos na vida emocional dos estudantes de graduação. Dessa forma, o presente estudo objetivou realizar um breve diagnóstico dos efeitos do ensino remoto na saúde mental dos estudantes de tecnologia em logística de uma universidade do norte do estado do Tocantins. Para tanto realizou-se pesquisa quali-quantitativa através da aplicação de um questionário semiestruturado direcionado aos estudantes do referido curso. Notou-se que a adaptação ao ensino remoto provocou na maioria dos entrevistados, sensação de exaustão, sentimentos de angústia, incapacidade e insatisfação com relação ao rendimento do universitário, tais sintomas depressivos, estão por sua vez ligados aos autos índices de desistência no ensino superior, o que também foi observado em relação a maioria dos entrevistados. Sendo que, cerca de 47,6% dos entrevistados sentiu vontade de desistir ou trancar o curso ao qual está matriculado. Mediante resultados, percebeu-se a necessidade de maiores estudos objetivando que se investigue com maior amplitude e profundidade a relação do isolamento social e ensino remoto com o aparecimento de tendências depressivas em estudantes de graduação no período pandêmico.
Abstract: Admission to higher education starts a new stage in the individual's life, marked by major changes that significantly impact their emotional life, so that, even in common situations, the university environment has the potential to negatively affect the student's emotions. Due to the occurrence of the pandemic due to Covid – 19, the educational scenario has radically changed the dynamics of in-person classes through the adoption of remote teaching. As a result of the sudden change, the uncertainties, instabilities and losses caused by the pandemic, researches indicated serious impacts on the emotional lives of undergraduate students. Thus, the present study aimed to perform a brief diagnosis of the effects of remote learning on the mental health of logistics technology students at a university in the north of the state of Tocantins. For that, qualitative-quantitative research was carried out through the application of a semi-structured questionnaire aimed at the students of that course. It was noted that adaptation to remote learning caused in most respondents, a feeling of exhaustion, feelings of anguish, incapacity and dissatisfaction with the university's performance, such depressive symptoms are in turn linked to self-employment rates in higher education, which was also observed in relation to the majority of respondents. About 47.6% of respondents felt like giving up or locking the course they are enrolled in. Through the results, it was noticed the need for further studies aiming to investigate with greater breadth and depth the relationship of social isolation and remote learning with the emergence of depressive tendencies in undergraduate students in the pandemic period.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4526
Appears in Collections:Logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZETH NASCIMENTO OLIVEIRA - TCC - LOGÍSTICA.pdf429.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.