Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4500
Authors: Apinagé, Rosilene Fernandes da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Giraldin, Odair
Title: Mẽhprĩjê xàhpumunh nẽ kot amnhĩ nhĩpêx cantorias, brincadeiras e narrativas: processos próprios de ensino e aprendizagem Panhĩ/Apinajé e sua contribuição nas práticas escolares
Keywords: Epistemologia;Ensino-aprendizagem;Panhĩ/Apinaje;Mẽ pahte amnhĩ nhĩpêx kôt paxàhpumunh;paxujahkre kôt paxàhpumunh;Panhĩ/Apinaje
Issue Date: 9-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Rosilene Fernandes da Costa Apinajé. Mẽhprĩjê xàhpumunh nẽ kot amnhĩ nhĩpêx cantorias, brincadeiras e narrativas: processos próprios de ensino e aprendizagem Panhĩ/Apinajé e sua contribuição nas práticas escolares. 68 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Toda sociedade tem o seu modo de enxergar o mundo conforme sua percepção. Este trabalho trata das perspectivas de ciências e saberes tradicionais do mundo infantil Panhĩ/Apinaje, que perpassa a vida adulta. É de extrema importância que percebamos o modo como a vida infantil se desenvolve a partir do espaço onde se encontra, evoluindo de acordo com as orientações do conhecimento panhĩ, no qual se narra, se canta, se conta e explica através de seus próprios conhecimentos com elementos da natureza, presentes em suas narrativas, cantigas e brincadeiras. Todo esse conhecimento está explicito neste trabalho que está subdividido em três temas: Mẽhprĩjê nhõkrepôj (Mẽ õkrepôj - cantorias), Mẽhprĩjê kot amnhĩkati (mẽ amnhĩkati - brincadeiras) e Mẽhprĩjê xujarẽnh (Narrativas). Neles se explica a finalidade e seus preceitos cosmológicos e pedagógicos. A existência e continuidade destes saberes ocorre graças a contribuição dos anciãos e anciãs que ainda detém destes saberes. Conhecer a origem dos saberes é fundamental para a construção de outros saberes de influência mútua. Os conceitos desta dinâmica de ensino e aprendizagem, presentes neste trabalho de conclusão de curso, tem o intuito de colaborar com os processos próprios de aprendizagem na Educação Escolar Panhĩ.
Abstract: Kagàja na prĩhã mẽ papê panhĩ xàhpumunhja kôt mẽhprĩjê xujahkre kukamã nẽ mãanẽn axwỳj mẽ àptàr xàhpumunh jahkre o mõr kaxyw na. Nẽ mẽ pahte mẽhprĩjê xàhpumunh o mõr tãnopxarja na mex. Mẽ pahte amnhĩ nhĩpêx mẽ ra àhpumunh o mõ. Ja kôt mẽ paxujarẽnh ma. Panhõkrepôx ma. Nẽ prĩhã harẽnh kôt omu. Mẽ pahpapxà kôt paxujarẽnh nẽ pagrer piitã kuma. Mẽ àhpumunhja piitã jar prĩhã harẽnh. Hixi na jaja. Mẽhprĩjê nhõkrepôj (Mẽ õkrepôj - cantorias), Mẽhprĩjê kot amnhĩkati (mẽ amnhĩkati - brincadeiras) e Mẽhprĩjê xujarẽnh (Narrativas). Ja kôt na hte prĩhã mẽ pahte amnhĩ nhĩpêx jamaxpẽrxà kôt amnhĩ nhĩpêx nẽ ujahkre to ho mõr xà kôt prĩhã harẽh. Mẽ panhĩgêt nẽ mẽ pahtukatyj kot mẽ paxujarẽnhja jarẽnh ho pa kêt nhỹx pumẽ paxujarẽnhja kwỳ pumunh nẽ harẽnh mar kê. Nom harĩ mẽ pamã ujarẽnh xwỳnh jakamã pumẽ harẽnh ma. Kot puj mẽ paxujarẽnhxà krax ma nẽ kôt axtem mẽ ujarẽnh kôt hakop mex nẽ. No kot ka axujarẽnh krax pumunh kêt nẽ tee ri ajamaxpẽr. Amnhĩkati kamã àhpumunh ja kôt na kot panhĩ nhõ kagà jahkrexà kamã ahkrexwỳnh mã mẽ kot ahkre mex kumrẽx kaxyw hamaxpẽr. Panhĩjê piitã na kot ahpỹnhã àhpumunh xà pyka xypê hamaxpẽr.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4500
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