Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4498
Authors: RAMOS, MILLENA SILVA
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Adriano Lopes de
Title: Compreendendo o processo de construção da docência feminina na educação física
Keywords: Docência feminina;Educação Física escolar;Mercado de trabalho;Relações de gênero;Female teaching;School Physical Education;Job market;Gender relations.
Issue Date: 25-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Millena Silva Ramos. DA INSPIRAÇÃO À PROFISSÃO: Compreendendo o processo de construção da docência feminina na educação física. 41 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo compreender o processo de construção da docência feminina na Educação Física escolar, a partir da trajetória de uma professora do município de Tocantinópolis-TO, uma vez, que o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho foi solidificando-se através de muitas lutas e resistência feminina. Neste, a Educação Física era vista como uma área nas suas diversas dimensões masculinizada e hierarquizada em relação as manifestações corporais a partir das práticas de Ginástica e do processo de esportivização, reverberando no corpo docente majoritariamente masculino. A pesquisa possui características de um estudo de caso, com caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, onde as informações obtidas não podem ser quantificadas e os dados obtidos são analisados de forma indutiva, utilizando como ferramenta para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Ao longo da pesquisa foram analisados os dados coletados de acordo com a compreensão e o conhecimento adquirido sobre o processo de construção da docência feminina, relacionando os relatos da entrevistada com a abordagem teórica. Através deste estudo concluiu-se que a identidade docente constrói-se a partir de anseios pessoais e profissionais e que os ciclos e fases interferem no desenvolvimento profissional em relação a carreira docente, de modo, que a trajetória profissional se faz a partir de vivências que possuem fatores que influenciam direta ou indiretamente neste processo, sendo assim, a docência em Educação Física escolar em sua área ampla permite a partir desta perspectiva a possibilidade de práticas pedagógicas dentro da disciplina problematizar processos históricos e suas representações presentes no contexto escolar, além, de construir valores no âmbito profissional. No entanto, apesar dos avanços nas lutas pela ocupação de espaços pelo público feminino, a desigualdade de gênero ainda existe em vários âmbitos, o que pode se observar ao longo desta pesquisa. Ainda se faz necessário mais estudos aprofundados sobre a temática de relações de gênero especificamente na Educação Física escolar, evidenciando os avanços nas lutas femininas e a desconstrução de estereótipos de masculinidade e feminilidade, desse modo, podendo reafirmar que a mulher pode existir como ela bem quiser.
Abstract: This study aims to understand the process of construction of female teaching in school Physical Education, from the trajectory of a teacher from the city of Tocantinópolis-TO, since the process of insertion of women in the labor market was solidifying through many struggles and female resistance. In this, Physical Education was seen as an area in its various masculinized and hierarchical dimensions in relation to bodily manifestations from the practices of Gymnastics and the process of sportivization, reverberating in the mostly male faculty. The research has characteristics of a case study, with an exploratory character and a qualitative approach, where the information obtained cannot be quantified and the data obtained are analyzed inductively, using the semi-structured interview as a tool for data collection. During the research, the data collected were analyzed according to the understanding and knowledge acquired about the process of construction of female teaching, relating the interviewee's reports with the theoretical approach. Through this study it was concluded that the teaching identity is built from personal and professional aspirations and that the cycles and phases interfere in the professional development in relation to the teaching career, so that the professional trajectory is made from experiences that have factors that directly or indirectly influence this process, thus, teaching Physical Education in schools in its broad area allows, from this perspective, the possibility of pedagogical practices within the discipline to problematize historical processes and their representations present in the school context, in addition to build values in the professional field. However, despite the advances in the struggles for the occupation of spaces by the female public, gender inequality still exists in several areas, which can be observed throughout this research. More in-depth studies are still needed on the subject of gender relations specifically in school Physical Education, highlighting the advances in female struggles and the deconstruction of stereotypes of masculinity and femininity, thus being able to reaffirm that women can exist as they wish.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4498
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Millena Silva Ramos - Versão Final.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.