Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFarias, Mayrhon José Abrantes-
dc.contributor.authorSantana, Shasmila Thauana-
dc.date.accessioned2022-12-22T11:44:37Z-
dc.date.available2022-12-22T11:44:37Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationShasmila Thauana Santana. O karatê como possibilidade pedagógica em uma instituição de educação infantil no Município de Tocantinópolis- TO. 2022. 43 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4478-
dc.description.abstractThe present work aims to problematize a pedagogical experience with karate in the context of Early Childhood Education in a preschool in the municipality of Tocantinópolis - TO. To this end, a qualitative, interventional research was carried out, with the theoretical contribution based on studies of Education and Physical Education, in interface with a literature focused on the aforementioned martial art. Therefore, a block of six classes involving aspects of Karate was proposed based on procedures that covered: exposure of children's video related to fights, collective reading of fables alusive to the theme, experiences of imitation games to gestures of art and opposition games. From the classes, excerpts from the daily routine of preschool and the community were confused with the understandings of the teachers of the institution around the struggles, which are generally associated with violence and/or aggression. While these readings have been identified a better development of socialization skills, mutual respect and diverse motor skills, as well as improving interpersonal relationships explained in the field of body experience, gestures and movements. In addition, there were promising advances in the practical and theoretical learning of subjects involved in the practice of karate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectKaratêpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectBody practicespt_BR
dc.subjectFightspt_BR
dc.subjectKaratept_BR
dc.titleO karatê como possibilidade pedagógica em uma instituição de educação infantil no Município de Tocantinópolis- TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo problematizar uma experiência pedagógica com o Karatê no contexto da Educação Infantil em uma pré-escola do município de Tocantinópolis - TO. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter interventivo, com o aporte teórico fundamentado em estudos da Educação e da Educação Física, em interface com uma literatura voltada para a referida arte marcial. Propôs-se, portanto, um bloco de seis aulas envolvendo aspectos do Karatê a partir de procedimentos que abrangeram: exposição de vídeo infantil relacionado às lutas, leitura coletiva de fábulas alusivas ao tema, vivências de brincadeiras de imitação aos gestos da arte e de jogos de oposição. Percebeu-se, a partir das aulas, excertos do cotidiano da pré-escola e da comunidade se confundindo com as compreensões das professoras da instituição em torno das lutas, sendo estas, em linhas gerais, associadas à violência e/ou agressividade. Ao passo que essas leituras foram identificadas, utilizou-se de estratégias de aproximação das aulas com as próprias narrativas, linguagens e culturas infantis, sobretudo, como meios de (re)significação do conceito de lutas. Identificou-se, ao final das intervenções, que o Karatê pode ser vivenciado na Educação Infantil, promovendo um melhor desenvolvimento das habilidades de socialização, respeito mútuo e habilidades motoras diversas, bem como melhorar as relações interpessoais explicitadas no campo de experiência corpo, gestos e movimentos. Ademais, observou-se avanços promissores no aprendizado prático e teórico dos assuntos envoltos na prática do karatê.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SHASMILA.pdf486.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.