Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4475
Autor(a): Rodrigues, Amanda Gomes
Orientador: Ferraz, Leandro
Título: O PIBID na formação inicial dos docentes de educação física da Universidade Federal do Norte do Tocantins
Palavras-chave: Formação Inicial;Contribuições;Docência;Identidade Docente;Initial Training;Contributions;Teaching;Teacher identity
Data do documento: 21-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Amanda Gomes Rodrigues. O PIBID na formação inicial dos docentes de educação física da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 2022. 21 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do docente, pois por meio do programa é possível a experiência em sala de aula, onde analisar de perto essa realidade é de suma relevância. Para concretização dessa pesquisa foi realizada uma análise qualitativa a partir dos documentos produzidos pelo Núcleo do Pibid as suas contribuições para a formação do licenciado em Educação Física. A análise dos resultados aponta que compreendemos que o ‘ser professor’ se consolida ao longo da sua formação. Por meio desta pesquisa podemos concluir que o PIBID tem papel significativo na formação docente, pois permite ao licenciando vivenciar intensamente a aproximação entre a teoria do curso de graduação e a prática pedagógica, progredir nas compreensões, no senso crítico e no uso das novas abordagens.
Abstract: The present work aims to show the importance of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) for teacher education, because through the program it is possible to experience in the classroom, where analyzing this reality closely is of paramount relevance. To achieve this research, a qualitative analysis was carried out from the documents produced by the Pibid Center, its contributions to the training of the graduate in Physical Education. The analysis of the results shows that we understand that the 'being a teacher' is consolidated throughout its formation. Through this research we can conclude that the PIBID has a significant role in teacher education, because it allows the undergraduate to experience intensely the approximation between undergraduate course theory and pedagogical practice, progress in understanding, critical sense and use of new approaches.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4475
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - (AMANDA GOMES).pdf327.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.