Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4455
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dc.contributor.advisorGonçalves Filho, Francisco-
dc.contributor.authorRodrigues, Andressa Caroline-
dc.date.accessioned2022-12-12T12:34:37Z-
dc.date.available2022-12-12T12:34:37Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Andressa Caroline. O ensino da história da educação brasileira e a monitoria de disciplina: o ensino/aprendizagem no curso de Pedagogia da UFT - Campus de Miracema. 2020. 75 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4455-
dc.description.abstractThis study was dedicated to teaching and learning the history of Brazilian education during the training of the pedagogue at UFT - Campus de Miracema. The content and form of teaching stands out considering the monitoring of discipline in the formative process. As for the content, we call attention to the facts linked to the political, economic, social and educational context of Brazil since Colony (1549), with the Jesuit Fathers, being the first catechizers and schoolers of the colonial elite; the measures adopted by Minister D. José I; the arrival of the Royal Family in Colony in 1808 and the impact on the expanded offer of education, the independence of Brazil in 1822 and the Proclamation of the Republic in 1889. In the republican period, we highlighted the policy of coffee with milk, the coup in and of the State of President Getúlio Vargas; the Military Coup of 1964, among other historical events that were directly and indirectly related to educational issues in Brazil, whether in the provision of education or in its intentional omission; and even, its prohibition for the black and indigenous majority, of the Brazilian population in times of colonial and imperial slavery. As for the form of teaching, this work sought to focus on the experience with discipline monitoring, especially the history of Brazilian education discipline, with reports from monitoring, documentary analysis related to the Monitoring Plan and Discipline Plan, as well as the necessary deepening exercise on the organization and planning of teaching. The field research that we initially planned, with the interviews or questions for verification with the discipline students, was not possible to be carried out, after several attempts, due to the impacts of the coronavirus pandemic in the period of its realization (May and June 2020) , that is, the difficulty of access and remote response of students (via internet), due to the necessary social isolation and its consequences for access to the world wide web. However, after assessing the studies, it was concluded that the volume of systematizations on the subject demonstrated that the objective was achieved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectRevolta da Vacina.pt_BR
dc.titleO ensino da história da educação brasileira e a monitoria de disciplina: o ensino/aprendizagem no curso de Pedagogia da UFT - Campus de Miracemapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi dedicado ao ensino e aprendizagem da história da educação brasileira durante a formação de pedagogo na UFT – Campus de Miracema. Destaca-se o conteúdo e a forma do ensino considerando a monitoria de disciplina no processo formativo. Quanto ao conteúdo, chamamos a atenção para os fatos ligados ao contexto político, econômico, social e educacional do Brasil desde a Colônia (1549), com os Padres Jesuítas, sendo os primeiros catequizadores e escolarizadores da elite colonial; as medidas adotadas pelo Ministro D. José I; a chegada da Família Real na Colônia em 1808 e o impacto na oferta ampliada da educação, a independência do Brasil em 1822 e a Proclamação da República, em 1889. No período republicano destacamos a política do café com leite, o golpe no e do Estado do Presidente Getúlio Vargas; o Golpe Militar de 1964, entre outros acontecimentos históricos que se relacionaram direta e indiretamente com as questões educacionais no Brasil, seja na oferta da educação ou na omissão intencional dela; e até mesmo, sua proibição para a maioria negra e indígena, da população brasileira em tempos de escravidão colonial e imperial. Quanto à forma do ensino, este trabalho procurou focar a experiência com a monitoria de disciplina, especialmente da disciplina história da educação brasileira, com relatos da monitoria, análises documentais relativas ao Plano de Monitoria e Plano de Disciplina, bem como o exercício de aprofundamento necessário sobre a organização e planejamento do ensino. A pesquisa de campo que prevíamos inicialmente, com as entrevistas ou questões para verificação junto aos estudantes da disciplina não foi possível de se realizar, após várias tentativas, devido aos impactos da pandemia do coronavírus no período da sua realização (maio e junho de 2020), isto é, a dificuldade de acesso e resposta remota dos estudantes (via internet), devido necessário isolamento social e suas consequências para o acesso à rede mundial de computadores. Contudo, após balanço dos estudos concluiu-se que o volume de sistematizações a respeito do tema demonstrou que o objetivo foi alcançado.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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