Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4439
Autor(a): Albernaz, Flavio Barbosa de
Orientador: Padovan, Regina Célia
Título: O uso de jogos digitais no ensino de História: uma aprendizagem significativa dos centros históricos tombados do Tocantins
Palavras-chave: História; Patrimônio cultural; Minecraft; Jogos digitiais; Populações amazônicas; History; Cultural heritage; Minecraft; digital games; Amazonian populations
Data do documento: 2-Set-2022
Citação: ALBERNAZ, Flavio Barbosa de. O uso de jogos digitais no ensino de História: uma aprendizagem significativa dos centros históricos tombados do Tocantins.2022.137f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2021.
Resumo: A ludicidade é uma importante prática pedagógica no desenvolvimento cognitivo humano. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer através da metodologia do estudo de caso, as possibilidades que a aplicação do Minecraft e de jogos digitais similares como recursos pedagógicos no ensino de História, podem proporcionar uma aprendizagem significativa da temática sobre patrimônio cultural, nas cidades tombadas no estado do Tocantins. Por meio de observações durante as mediações para o desenvolvimento de maquetes virtuais, questionários sobre a intervenção com os jogos digitais e análise dos dados coletados formulados através da perspectiva do público participante, buscou-se legitimar um produto acadêmico que possa colaborar com o desenvolvimento das práticas docentes, utilizando o modelo como base para novas intervenções didáticas e metodológicas no ensino de História.
Abstract: Playfulness is an important pedagogical practice in human cognitive development. This research aims to know, through the methodology of the case study, the possibilities that the application of Minecraft and similar digital games as pedagogical resources in the teaching of History, can provide a significant learning of the theme of cultural heritage, in the listed cities in the state. from Tocantins. Through observations during the mediations for the development of virtual models, questionnaires about the intervention with digital games and analysis of the collected data formulated through the perspective of the participating public, it was sought to legitimize an academic product that can collaborate with the development of practices teachers, using the model as a basis for new didactic and methodological interventions in the teaching of History.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4439
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