Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/442
Author: Duarte, Layssa de Jesus Alves
Advisor: Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Title: Ensino de leitura e de escrita na alfabetização: uma análise sobre livros didáticos da educação infantil
Keywords: Abordagens de ensino;Material didático;Alfabetização;Textbook;Teaching approaches;Literacy
Issue Date: 30-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: DUARTE, Layssa de Jesus Alves. Ensino de leitura e de escrita na alfabetização: uma análise sobre livros didáticos da educação infantil. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2016.
Resumo: Este trabalho é uma investigação sobre a abordagem de ensino da leitura e da escrita em livros didáticos da educação infantil. Por meio de uma pesquisa documental amparada pela análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), examinamos os dois manuais mais adotados pelas escolas públicas brasileiras para o ciclo 2013/2014/2015 – "Ápis" e "Porta Aberta" (1º ano). A investigação buscou responder de que modo a proposta didática dos materiais aborda a terminologia relacionada à fonética e à fonologia e de que forma incorpora duas abordagens distintas, no tocante ao ensino inicial de leitura e de escrita: a primeira com foco na sistematização e intervenção escolares e a segunda com foco no sujeito que aprende. Nesse sentido, uma abordagem voltada para a sistematização e intervenção escolares pretende conduzir o aluno por um processo plenamente guiado por um professor que conheça bem o sistema de escrita. Nessa abordagem, as etapas de ensino costumam ser planejadas de acordo com uma ordem de dificuldade crescente e, dessa forma, o aluno se torna apto a atividades textuais de escrita e de leitura, quando sabe, minimamente, o suficiente sobre codificar e decodificar a escrita. Por outro lado, uma abordagem com foco no aprendiz considera o aluno como participante ativo da construção do conhecimento. Sendo o conhecimento uma interação entre o que já se sabe e a nova aquisição, a aprendizagem não é uma resposta à intervenção escolar ou a um método. Para uma abordagem com foco no aprendiz, o aluno dificilmente chega à escola sem nenhum conhecimento sobre a escrita, sendo que deve ser estimulado a escrever e experimentar suas hipóteses, ainda que não saiba traçar as letras. Como principais referenciais teóricos, consideramos os estudos de Morais (2000), Cagliari (2009, 2006, 2005 e 2001), Faraco (2005), Bortoni-Ricardo (2006) e Ferreiro & Teberosky (1999). Os resultados demonstram que (1) grande parte das escolas brasileiras optou por materiais didáticos que abordam os conteúdos de modo a focalizar o aluno e sua capacidade de construir e reconstruir o conhecimento. (2) A análise das seções e da sistematização dos conteúdos de escrita alfabética nos materiais examinados mostrou que os documentos oficiais, sobretudo os PCN, exercem grande influência sobre a abordagem didática desses livros, e, que (3) essa influencia se reflete na ênfase dada ao uso social da língua, sobretudo no que se refere à abordagem dos eixos de oralidade, de leitura e de escrita; e, na ênfase dada a atividades epilinguísticas durante a abordagem da notação alfabética, sendo, por esse motivo, o uso de terminologia empregado somente nas orientações ao professor.
Abstract: This work is a study about teaching approach of reading and writing in textbooks of early childhood education. Through content analysis proposed by Bardin (2011) we examined the two most adopted textbooks by the Brazilian public schools for the 2013/2014/2015 cycle– "Ápis" and "Porta Aberta" (1st grade). The research aimed to answer how the didactic proposal of textbooks approaches the terminology related to phonetics and phonology and how the proposal incorporates two distinct approaches to the initial teaching of reading and writing: the first focusing on systematization and school intervention and the second focusing on the learner. Thus, a focused approach to the systematization and school intervention aims to lead the student for a fully guided process by a teacher who knows a lot about the writing system. In this approach, teaching steps are usually planned in accordance with an order of increasing difficulty and thus the students become able to textual activities of reading and writing when they know, minimally, enough to encode and decode the writing. On the other hand, a learner-focused approach considers the student as an active participant in the knowledge construction. The knowledge to a learner-focused approach is an interaction between what is already known and the new knowledge acquisition. So, learning is not an answer to the school intervention or an answer to a method. To a learner-focused approach the students hardly arrive at school without any knowledge about writing. So they should be encouraged to write and try their hypothesis even if they do not know how to trace the letters. The main theoretical framework was the studies of Morais (2000), Cagliari (2009, 2006, 2005, 2001), Faraco (2005), Bortoni-Ricardo (2006) and Ferreiro & Teberosky (1999). The results show that (1) most of Brazilian schools adopted textbooks that approaches the contents in order to focus on the students and their ability to build and rebuild knowledge. (2) The analysis of sections and alphabetic writing content in textbooks showed that the official documents, especially the PCN, have great influence on the didactic approach of these books and (3) this influence is reflected in the emphasis on the social use of language, especially with regard to the approach of speaking, reading and writing and in the emphasis on epilinguistic activities during the approach of alphabetical notation, so the use of terminology occurs only in the guidelines to the teacher.
URI: http://hdl.handle.net/11612/442
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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