Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4418
Autor(a): Duarte, Michelle Matilde Semiguen Lima Trombini
Orientador: Silva, Mônica Aparecida da Rocha
Título: A política de inovação social em universidades federais do norte do Brasil à luz do institucionalismo histórico: estratégia, estrutura e mecanismos de suporte
Palavras-chave: Universidade; Inovação Social; Desenvolvimento Regional; Institucionalismo; University; Social Innovation; Regional Development; Institutionalism
Data do documento: 22-Set-2022
Citação: DUARTE, Michelle Matilde Semiguen Lima Trombini. A política de inovação social em universidades federais do norte do Brasil à luz do institucionalismo histórico: estratégia, estrutura e mecanismos de suporte.2022. 223f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2022.
Resumo: Esta tese parte da premissa de que a Universidade contribui de forma efetiva para o desenvolvimento das regiões nas quais estão inseridas e, de que em um país como o Brasil que apresenta condições de vida tão desiguais entre as regiões, essas instituições precisam estar engajadas socialmente com seu entorno. Neste contexto, as inovações sociais surgem como uma alternativa, para que o conhecimento produzido seja articulado em face das demandas sociais, intensificando a relação das Universidades com a sociedade e, ampliando o cumprimento da sua missão social. Essa pesquisa teve objetivo compreender como ocorre a política de inovação social em Universidades Federais do Norte do Brasil. Para isso buscou-se analisar o contexto da inovação social sob a abordagem teórica do institucionalismo histórico, utilizando-se dos referenciais propostos por Juliani (2015): Estratégia, Estrutura e, Mecanismos de suporte. Na análise acerca do elemento estratégia, percebe-se que na estrutura reguladora de todas as instituições está presente um vínculo com a responsabilidade social/transformação social e, o conjunto de valores definidos são compatíveis com os associados a inovação social, demonstrando assim a estratégia como um incentivo ao processo de inovação social. Em relação à estrutura, identificamos limitações referentes às estrutura de apoio aos projetos, levando a um cenário desfavorável, se apresentando como uma barreira. Quanto aos mecanismos de suporte, observou-se que, os arranjos institucionais responsáveis por atuar como meios de incentivo a busca de soluções inovadoras às demandas sociais são pouco eficientes. Desta forma, no contexto das Universidades Federais da região norte, visualizou-se uma significativa similaridade entre as instituições pesquisadas, podendo-se dizer, também, que as universidades ainda precisam aprender a maneira de operacionalizar sua missão social.
Abstract: This thesis is based on the premise that the University contributes effectively to the development of the regions in which they are inserted and that in a country like Brazil that has such unequal living conditions between regions, these institutions need to be socially engaged with their surroundings. In this context, social innovations emerge as an alternative, so that the knowledge produced is articulated in the face of social demands, intensifying the relationship of universities with society and expanding the fulfillment of their social mission. This research aimed to understand how the social innovation policy occurs in the Federal Universities of Northern Brazil.For this, we sought to analyze the context of social innovation under the theoretical approach of historical institutionalism, using the references proposed by Juliani (2015) : Strategy, Structure and support mechanisms.In the analysis of the strategic element, it is perceived that in the regulatory structure of all institutions there is a link with social responsibility/social transformation and the set of defined values are compatible with those associated with social innovation, thus demonstrating the strategy as an incentive to the process of social innovation.Regarding the structure, we identified limitations regarding the support structure to the projects, leading to an unfavorable scenario, presenting itself as a barrier. As for the support mechanisms, it was observed that the institutional arrangements responsible for acting as means of encouraging the search for innovative solutions to social demands are inefficient. Thus, in the context of the Federal Universities of the northern region, a significant similarity was visualized between the institutions surveyed, and it can also be said that universities still need to learn how to operationalize their social mission.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4418
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