Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4394
Authors: Santos, Miriã Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor: Birck, Rosemeri
Title: Análise do rendimento acadêmico obtido na prova do Enade pelos estudantes de Pedagogia UFT Campus de Miracema
Keywords: Enade;Pedagogia - História - Brasil;Ensino superior- Avaliação;Formação docente
Issue Date: 17-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Miriã Silva dos. Análise do rendimento acadêmico obtido na prova do Enade pelos estudantes de Pedagogia UFT Campus de Miracema. 2022. 37 f. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema a análise do rendimento acadêmico obtido na prova do Enade pelos estudantes de Pedagogia UFT campus de Miracema. Essa pesquisa é importante visto que não há estudos realizados na UFT, campus de Miracema, no âmbito dos trabalhos de conclusão de curso de graduação que evidencia este tema. Logo podemos colaborar na apreensão das dimensões ético-política e técnico-instrumental formativas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFT-campus de Miracema. Objetivou-se nessa pesquisa explicitar os resultados que foram obtidos na prova do Enade pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia do município de Miracema. Para o reforço dos pontos significativos, se levou em consideração alguns critérios que se caracterizam como problema da pesquisa: 1) Qual percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil e o que objetivou que discentes e cursos passassem a ser avaliados? 2) Quais os dados sobre a avaliação de discentes de Pedagogia com base nos documentos institucionais, incluindo os Relatórios do ENADE e o que revelam estes dados? Em linhas gerais os resultados obtidos nessa pesquisa revelam dados ainda insatisfatórios e um conjunto de fatores que contribuem para estes resultados, conforme apresentado nas análises realizadas, tornando-se necessária não só uma intervenção da universidade, mas também, de outros órgãos públicos que se fazem responsáveis conseguintemente pela nota obtida no Enade. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Para a primeira etapa utilizamos para o amadurecimento dessa temática dos seguintes referenciais teóricos e dentre outros: Brzezinski (2007); Saviani (2008); Ribeiro (2014); Griboki (2012); Silva (2003); Frigotto (2010). Para a pesquisa documental fez-se análise dos relatórios do Enade dos anos de 2011, 2014 e 2017. Esse trabalho busca auxiliar o curso de Pedagogia quanto à construção de um ensino que esteja compromissado com os processos políticos pedagógicos, preocupado com a formação de profissionais competentes, agindo de forma necessária na construção de uma formação profissional e pedagógica de qualidade.
Abstract: This work has as its theme the analysis of the academic performance obtained in the Enade test by Pedagogy students at the UFT campus of Miracema. This research is important since there are no studies carried out at UFT, Miracema campus, within the scope of the graduation course conclusion works that evidence this theme. Therefore, we can collaborate in the apprehension of the ethical-political and technical-instrumental dimensions of the Degree in Pedagogy at UFT- Miracema campus. The objective of this research was to explain the results that were obtained in the Enade test by the academics of the Pedagogy Course in the municipality of Miracema. In order to reinforce the significant points, some criteria that are characterized as a research problem were taken into account: 1) What is the historical path of the Pedagogy course in Brazil and what aimed for students and courses to be evaluated? 2) What are the data on the evaluation of Pedagogy students based on institutional documents, including the ENADE Reports and what do these data reveal? In general terms, the results obtained in this research reveal data that are still unsatisfactory and a set of factors that contribute to these results, as presented in the analyzes carried out, making it necessary not only to intervene by the university, but also by other public bodies that are carried out. responsible for the score obtained in Enade. This research is bibliographic and documentary. For the first stage, we used the following theoretical references, among others: Brzezinski (2007); Saviani (2008); Ribeiro (2014); Griboki (2012); Silva (2003); Frigotto (2010). For the documentary research, the Enade reports from the years 2011, 2014 and 2017 were analyzed. This work seeks to assist the Pedagogy course in the construction of a teaching that is committed to pedagogical political processes, concerned with the training of professionals’ competent, acting in a necessary way in the construction of a professional and pedagogical training of quality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4394
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miriã Silva dos Santos - Monografia.pdf837.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.