Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4361
Authors: Xerente, Valteir Tpêkru
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Francisco Edviges
Title: Os substantivos em AKWẼ MRMẼZE: uma proposta lexicográfica na perspectiva da identidade xerente
Keywords: Educação Escolar Indígena. Povo Xerente. Substantivos simples e compostos. Indígena
Issue Date: 2019
Citation: XERENTE, Valteir Tpêkru . Os substantivos em AKWẼ MRMẼZE: uma proposta lexicográfica na perspectiva da identidade xerente. 2029.134f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em Letras, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre os susbstantivos em Xerente (Akwẽ Mrmẽze), abordando uma proposta léxicográfica numa perspectiva da identidade Xerente. Assim, teve como objetivo geral de relacionar e analisar os substantivos em Xerente (Akwẽ Mrmẽze), com a finalidade de contribuir com a educação escolar indígena, como material didático para professores das escolas akwẽ. A problemática de pesquisa visa a compreender as contribuições que os estudos linguísticos podem agregar à língua Akwẽ, especificamente quanto ao uso dos substantivos, além da investigação e documentação da língua Xerente e sua tradução para língua portuguesa. No que refere à metodologia, apresenta uma pesquisa etnográfica, com revisão bibliográfica, em que houve a descrição dos substantivos simples e compostos, bem como o seu processo de construção, com base em autores como Nimuendaju (1942), Guimarães (2002), Braggio (2015), Sousa Filho (2007) e Albuquerque (2013). Os resultados obtidos apresentam exemplos em língua materna de situações especificas da língua akwẽ: os nomes simples e compostos, bem como os nomes xerente de acordo com os clãs (divisão social do povo). Pode-se afirmar que esta dissertação pode contribuir significativamente para a formação de professor akwẽ, a partir do momento que passará a ser material de consulta, face à existência de um número reduzido de material linguístico (e menos ainda pedagógico) sobre a gramática na língua desse povo.
Abstract: This dissertation presents a study about the nouns in Xerente (Akwẽ Mrmẽze), approaching a lexicographic proposal from a perspective of Xerente identity. Thus, its general objective was to relate and analyze the nouns in Xerente (Akwẽ Mrmẽze), with the purpose of contributing to indigenous school education, as didactic material for teachers of akwẽ schools. The research problem aims to understand the contributions that linguistic studies can add to the Akwẽ language, specifically regarding the use of nouns, in addition to the investigation and documentation of the Xerente language and its translation into Portuguese. Regarding the methodology, given the characteristics of the research, we opted for a study that could contribute to indigenous school education, and therefore, there is an ethnographic research and literature review, in which there was a description of nouns. simple and compound, as well as its construction process, based on authors such as Nimuendaju (1942), Guimarães (2002), Braggio (2015), Sousa Filho (2007) and Albuquerque (2013). The results show examples in mother tongue of specific situations of the akwẽ language: simple and compound names, as well as sherent names according to clans (social division of the people). It can be said that this dissertation contributes significantly to the formation of teacher akwẽ, from the moment that it will be consultative material, due to the existence of a small number of linguistic (and even less pedagogical) material about the grammar in the language of that teacher people.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4361
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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