Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4357
Authors: Ramos, Miguel Angelo Alvarino
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Artigo de opinião: Do ponto de vista à construção de identidades e letramento no ensino superior
Keywords: Artigo de opinião. Identidades. Letramento.
Issue Date: 2021
Citation: RAMOS, Miguel Angelo Alvarino. Artigo de opinião: Do ponto de vista à construção de identidades e letramento no ensino superior. 2021.123f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em Letras, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo aprofundar o debate sobre letramento no ensino superior, mais especificamente como acontece a ressignificação das estruturas textuais a partir do local de fala de cada usuário da língua, analisando o percurso de atualização do gênero discursivo artigo de opinião e de produções de alunos do ensino superior, utilizando como abordagem teórica a Linguística aplicada (LA). As produções analisadas são resultados de uma sequência didática (SD) da Disciplina Leitura e Prática de Produção Textual, dos alunos do primeiro período do curso de Serviço Social do ano de 2020, do Campus Graciosa, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Pretende-se, nesse sentido, ampliar o debate da apropriação e protagonismo decorrentes de estudos sobre o gênero artigo de opinião a partir da experiência da turma. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho etnográfico, de natureza exploratória. A abordagem qualitativa discute questões relevantes em termos sociais, políticos, culturais, ambientais e diferenças ideológicas que perpasam a linguagem e o propósito de compreender as narrativas dos depoimentos e pontos de vista dos atores sociais sobre a realidade e local onde vive cada participante. A pesquisa do tipo etnográfica é uma pesquisa que “[...] dedicada ao tratamento da face empírica e fatual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual” (DEMO, 2000, p. 21). Como aporte teórico, dentre os mais utilizados, temos: Fabrício (2006), Moita Lopes (2006), Rojo (2006), Kleiman (1995), Soares (2017), Marcuschi (2004).
Abstract: This research aims to deepen the debate on literacy in higher education, more specifically how the re-signification of textual structures takes place from the place of speech of each language user, analyzing the path of updating the discursive genre of opinion article and productions of higher education students, using Applied Linguistics (LA) as a theoretical approach. The productions analyzed are the results of a didactic sequence (SD) of the Discipline Reading and Text Production Practice, of students from the first period of the Social Work course in 2020, from Campus Graciosa, State University of Tocantins (UNITINS). It is intended, in this sense, to broaden the debate on appropriation and protagonism arising from studies on the opinion article genre from the experience of the class. It is, therefore, an ethnographic research, of an exploratory nature. The qualitative approach discusses relevant issues in social, political, cultural, environmental and ideological differences that permeate the language and the purpose of understanding the narratives of the statements and points of view of social actors about the local reality where each participant lives. The ethnographic type research is a research that “[...] dedicated to the treatment of the empirical and factual face of reality; produces and analyzes data, always proceeding through empirical and factual control” (DEMO, 2000, p. 21). As theoretical support, among the most used, we have: Fabrício (2006), Moita Lopes (2006), Rojo (2006), Kleiman (1995), Soares (2017), Marcuschi (2004).
URI: http://hdl.handle.net/11612/4357
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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