Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4353
Authors: Rodrigues, Gustavo Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves Filho, Francisco
Title: O negro na história do Brasil: o processo de miscigenação, racismo e identidade racial
Keywords: Identidade Racial;Miscigenação;Escravidão e racismo estrutural;História do Brasil
Issue Date: 7-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Gustavo Brarros. O negro na história do Brasil: o processo de miscigenação, racismo e identidade racial. 2022. 43f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O tema deste trabalho surgiu durante minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no período de 2018-2020. Teve-se como objetivo conhecer a concepção de racismo no Brasil, tendo como referência as características históricas da colonização e da formação do Estado brasileiro, em especial com o uso predominante do trabalho escravo com base em mão de obra africana. A nossa primeira seção aborda os períodos históricos da Colônia e do Império, que embora tenha um processo de independência em 1822, entre Brasil e Portugal, os dois períodos históricos têm em comum, o processo escravocrata (1549 – 1888). A seguir, nos dedicamos à República que “herda” a abolição da escravidão, em sua forma legal, no entanto, não realiza as reformas que deveriam incluir o negro na sociedade e ainda, põe em prática políticas públicas que o marginalizam da sociedade e em todas as dimensões da vida, em flagrante processo de preconceito, discriminação e racismo. Ainda nesta segunda seção, nos dedicamos à exposição sobre o mito da democracia racial, no qual alude que no Brasil não existiu a questão do racismo, mas por trás dos panos apresenta um processo de racismo que contribuiu ainda mais para o silenciamento das pessoas negras. E para complementar, apresentamos o significado de racismo estrutural que influencia a naturalização de uma supremacia branca na sociedade. Desse modo indagamos como as crianças negras podem se identificar como pessoas negras, se não veem afrodescendentes nas grandes mídias ou em cargos de poder na sociedade? É com base nessa pergunta que mergulhamos na história do país para compreendermos o racismo presente na sociedade brasileira.
Abstract: The theme of this work arose during my participation in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching - PIBID, in the period 2018-2020. The objective was to know the creation of racism in Brazil, with reference to the historical characteristics of colonization and the formation of the Brazilian State, in particular the predominant use of slave labor based on labor. Our first section deals with the historical periods of the Colony and the Empire, which although there was an independence process in 1822, between Brazil and Portugal, the two historical periods have in common, the slavery process (1549 – 1888). Next, we dedicate ourselves to the Republic that “inherits” the abolition of slavery, in its legal form, however, it does not carry out the reforms that should include black people in society and also puts into practice public policies that marginalize them from society in all areas. the dimensions of life, in a flagrant process of prejudice, discrimination and racism. Still in this second section, we dedicate ourselves to the exposition on the myth of racial democracy, in which it alludes that in Brazil there was no issue of racism, but behind the scenes it presents a process of racism that contributed even more to the silencing of black people. And to complement, we present the concept of structural racism that influences the naturalization of white supremacy in society. So, how can black children identify as black people, if we don't see Afro-descendants in the mainstream media or in positions of power in society? It is based on this question that we delve into the country's history to understand the racism that is present in Brazilian society today.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4353
Appears in Collections:Pedagogia

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