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Authors: Barbosa, José Luiz Coelho
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, João de Deus
Title: Desvio na escrita: A fonologia e o processo de leitura e de escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II
Keywords: Fonologia. Desvios na escrita. Letramento.
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: BARBOSA, José Luiz Coelho. Desvio na escrita: A fonologia e o processo de leitura e de escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. 2021.91f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissoional em Letras, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação é uma reflexão acerca do processo de escrita dos alunos e os desvios por eles cometidos, sobretudo as relações fonológicas, haja vista a escrita ter um papel relevantíssimo e transformador na vida do ser humano, ela está relacionada ao meio social, é uma porta de entrada para vários eventos ao longo do desenvolvimento e estágios da vida. Tem como objetivos específicos: i) Promover uma reflexão sobre o processo de aquisição da escrita dos alunos, por meio do processo de aquisição fonológica; ii) Identificar os fatores sociais que contribuem para a escrita desses alunos; iii) Apresentar os principais desvios fonológicos encontrados na escrita dos alunos do 6° ano. Desta forma, analisa os possíveis desvios ortográficos que ocorrem na escrita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, relacionando-os ao sistema fonológico e aos grafemas da língua. O corpus que contemplará a metodologia a ser desenvolvida é constituído de uma atividade diagnóstica e de outras atividades (como meios de detectar e intervir nos possíveis desvios encontrados) direcionadas, a serem aplicados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Murinin. Essas atividades propostas serão para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que estudam nessa instituição de ensino. O suporte teórico, traz fontes, como Matzenauer e Miranda (2010); Hauy (2015); Abaurre (1992); Bagno (2008); Marcuschi (2010), entre outros importantes estudiosos, além de documentos oficiais do Brasil, concernentes à educação. A conclusão das reflexões mostrou ser possível propor uma alternativa de melhoria, não podemos ter a ilusão de que temos a solução, temos, então, um novo dizer: proponho aqui uma reflexão. Podemos, então, dizer que nos deslocamos da posição de professor-contextual para um novo gesto: o de professor reflexivo, em uma superação da representação antes construída em nossa relação com a escola e com as turmas de 6º ano, ao longo de meus 23 anos de trabalho.
Abstract: This dissertation is a reflection on the students' writing process and the deviations committed by them, especially the phonological relationships, as writing has a very relevant and transforming role in human life, it is related to the social environment, it is a gateway to various events throughout development and life stages. Its specific objectives are: i) To promote a reflection on the students' writing acquisition process, through the phonological acquisition process; ii) Identify the social factors that contribute to the writing of these students; iii) Present the main phonological deviations found in the writing of 6th grade students. Thus, it analyzes the possible spelling deviations that occur in the writing of students in the 6th year of elementary school, relating them to the phonological system and the language's graphemes. The corpus that will include the methodology to be developed consists of a diagnostic activity and other targeted activities (as a means of detecting and intervening in possible deviations found), to be applied at the Murinin State Elementary School. These proposed activities will be for students in the 6th year of elementary school, who study at this educational institution. The theoretical support brings sources such as Matzenauer and Miranda (2010); Hauy (2015); Abaurre (1992); Bagno (2008); Marcuschi (2010), among other important scholars, in addition to official documents from Brazil, concerning education. The conclusion of the reflections showed that it is possible to propose an alternative for improvement, we cannot have the illusion that we have the solution, so we have a new saying: I propose a reflection here. We can, then, say that we have moved from the contextual-teacher position to a new gesture: that of a reflective teacher, in an overcoming of the representation previously built in our relationship with the school and with the 6th grade classes, throughout my 23 years of work. Keywords: Phonology. Deviations in writing. Lite
URI: http://hdl.handle.net/11612/4342
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