Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4297
Autor(a): Duarte, Ana Flávia Martins
Orientador: Costa, Kênia Gonçalves
Título: A licenciatura em educação do campo em Tocantinópolis na Universidade Federal do Tocantins: uma compreensão acerca do acesso e uso de tecnologias digitais.
Palavras-chave: Educação do Campo; Tecnologias; Artes e Música; UFT- Tocantinópolis
Data do documento: 9-Abr-2020
Citação: DUARTE, Ana Flávia Martins. A licenciatura em educação do campo em Tocantinópolis na Universidade Federal do Tocantins: uma compreensão acerca do acesso e uso de tecnologias digitais. 2020. 165f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2020.
Resumo: A consolidação da Licenciatura em Educação do Campo se tornou realidade através de lutas e conquistas. As pessoas que vivem no campo e seu processo educativo nem sempre tiveram visibilidade o tanto quanto deveria. E hoje a Universidade Federal do Tocantins é uma das instituições de ensino superior que possui o curso de Licenciaturas em Educação do Campo, que o efetivou-se através do Edital 02/2012-MEC/SECADI (BRASIL, 2012), integram ensino, pesquisa e extensão e promovem a valorização da Educação do Campo. O curso pesquisado ocorre no campus de Tocantinópolis. Por muito tempo os indivíduos do campo tiveram acesso limitado, foram considerados atrasados ou retrógados devidos suas especificidades na construção do conhecimento e suas relações espaciais, econômicas, culturais e ambientais. Esta pesquisa busca quebrar esse paradigma e como hipótese mostrar o quão rico pode ser o território dos saberes/conhecimento camponês/indígenas/quilombola/ e levar em consideração a importância destes saberes/conhecimentos para universidade como parte de sua formação. A pesquisa segue um caminho, partindo da história, seguida do percurso de criação do curso até embarcar nas experiências atuais dos/das discentes e docentes em relação às tecnologias. Investigou-se quais as tecnologias são identificadas e levadas por/pelas estudantes e professores/as ao longo da trajetória acadêmica.
Abstract: La consolidación de la licenciatura en Educación del Campo se concreta a través de luchas y conquistas. Las personas que viven en el campo y su proceso educativo no siempre han sido tan visibles como deberían ser. Y hoy, la Universidad de Tocantins es una de las 40 instituciones de educación superior que tienen el curso de Licenciaturas en Educación en el Campo, que se llevó a cabo en dos campus (Tocantinópolis y Arraias) a través del Aviso 02/2012-MEC/SECADI (BRASIL, 2012), integrar la ensino, investigación y extensión y promoción de la valorización de la educación del campo. El curso que se cubrirá aquí es en el campus de Tocantinópolis. Por mucho tiempo los campos tenía acceso limitado y fueron lanzados como retrogrados, por sus especificidades en la construcción del conocimiento y sus relaciones espaciales, económicas, culturales y ambientales.. Esta pesquisa busca romper este paradigma y como uma hipótesis para mostrar cuán rico puede ser el terriorio de los saberes/conocimiento campesino/indígena/quilombola y tener em cuenta la importância de este saber/conocimento para la universidad como parte de su formación. La investigación sigue un camino partiendo de la historia, seguido por la jornada de creación de un curso para embarcar en las experiencias actuales de los profesores en relación a las tecnologías. Se investigó qué tecnologías son identificadas y tomadas por / por estudiantes y profesores a lo largo de la trayectoria académica.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4297
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos de Cultura e Território

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disssertação.pdf9.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.