Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4288
Authors: Nunes, Denize de Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor: Passos, Vania Maria de Araújo
Title: Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação no novo ensino médio
Keywords: Tecnologias digitais; Ensino médio; Avaliação; Podcast; Digital technologies; High School; Evaluation;
Issue Date: 19-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: NUNES, Denize de Albuquerque. Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação no novo ensino médio. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem a proposta de analisar as possibilidades do uso didático de podcasts em sala de aula, especificamente em turmas de Ensino Médio. Para isso, fizemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico a fim de conhecer e entender como se desenvolve esse fenômeno. Realizamos uma análise das referências bibliográficas selecionadas, com destaque para as tecnologias educacionais, o Novo Ensino Médio, avaliações digitais alternativas e as características de um podcast. Com foco nas tecnologias digitais, este trabalho apresenta como produto final um Guia Didático do Uso de Podcast como ferramenta digital de avaliação no Ensino Médio. O guia apresenta as possibilidades dessa ferramenta como processo dinâmico de avaliação em qualquer disciplina ou como itinerário criativo do Novo Ensino Médio. No caso do uso como itinerário, o guia reconhece e analisa as diversas manifestações criativas, artísticas e culturais dos jovens por meio de vivências presenciais e virtuais, possíveis com a ferramenta do podcast. Portanto, o nosso problema da pesquisa parte da seguinte consideração: "Quais as possibilidades do uso do podcast como instrumento de avaliação em aulas on-line e presencial para jovens nas escolas do Novo Ensino Médio?" Tal reflexão, acerca das práticas de avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias digitais como o podcast, constitui uma pesquisa aplicada do Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT.
Abstract: This study aims to analyze the possibilities of using podcasts in the classroom, specifically in high school classes. We conducted a qualitative bibliographic research in order to know and understand how this phenomenon develops. We carried out an analysis of selected bibliographic references, with emphasis on educational technologies, the New Brazilian High School, alternative digital evaluations, and the characteristics of a podcast. Focusing on digital technologies, this work presents as a final product a Teaching Guide for the use of podcast as a digital evaluation tool in High School. The guide presents the possibilities of this tool as a dynamic evaluation process in any subject or as a creative itinerary for the New Brazilian High School. In case of use as an itinerary, the guide recognizes and analyzes the several creative, artistic and cultural manifestations of young people through face-to-face and virtual experiences, possible with the podcast as tool. Therefore, our research problem is based on the following consideration: "What are the possibilities of using the podcast as an evaluation tool in online and face-to-face classes for young people in the New Brazilian High School?" This reflection about the learning evaluation practices and the use of digital technologies such as the podcast constitutes an applied research of the PPPGE/UFT's MBA in Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4288
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denize de Albuquerque Nunes - Dissertação.pdf9.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.