Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4279
Autor(a): Damasceno, Ludymila Alves
Orientador: Silva, Marilene Soares da
Título: A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia
Palavras-chave: Contação de histórias;Pandemia;Tecnologia;Relatos de experiências;Storytelling;Pandemic;Technology;Experience reports
Data do documento: 19-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Ludymila Alves Damasceno. A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia. 2022. 19 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: É fato que, no contexto educacional, a contação de histórias sempre esteve e estará presente nas diferentes etapas de ensino. Essa arte contribui para preservação de diversas culturas sociais. Além disso, ela possibilita que o sujeito ouvinte conheça outros mundos por meio da imaginação. Dessa forma, o presente trabalho analisa o uso da contação de histórias através de recursos midiáticos como instrumento de ensino para aulas híbridas e remotas em tempos de pandemia. Será abordada a importância dessa arte no contexto educacional, principalmente na fase inicial. O texto dialogará sobre os diferentes espaços em que a oralidade se encontra nos dias atuais, citando autores para subsidiar a discussão. Mencionará o trabalho realizado pela Pré-Escolar Mãe Eduvirgens, localizada no município de Tocantinópolis-TO, expondo relatos sobre diferentes possibilidades e estratégias de se trabalhar com essa arte. Por fim, o trabalho apresentará as respostas de um questionário respondido pelas professoras da instituição, por meio do qual elas comentaram suas experiências com a contação de histórias.
Abstract: It is a fact that, in the educational context, storytelling has always been and will be present in the different stages of teaching. This art contributes to the preservation of diverse social cultures. In addition, it allows the listening subject to know other worlds through imagination. In this way, the present work analyzes the use of storytelling through media resources as a teaching tool for hybrid and remote classes in times of pandemic. The importance of this art in the educational context will be addressed, especially in the initial phase. The text will talk about the different spaces in which orality is found nowadays, citing authors to support the discussion. It will mention the work carried out by Pré-Escola Mãe Eduvirgens, located in the city of Tocantinópolis-TO, exposing reports on different possibilities and strategies of working with this art. Finally, the work will present the answers to a questionnaire answered by the institution's teachers, through which they commented on their experiences with storytelling.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4279
Aparece nas coleções:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final Ludymila.pdf429.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.